Fissura anal residual

Conceito de fissura residual:É uma ferida que aparece na abertura anal após uma cirurgia anal.

Causas da fissura residual: A fissura anal residual é uma complicação de uma cirurgia anal mau executada tecnicamente na qual o proctologista retirou tecido em excesso não respeitando os princípios que regem a cirurgia anal e das cirurgias proctologicas    ocorre mais frequentemente após a cirurgia para hemorroidas internas de grau IV com grande peles fora da abertura anal.

Diagnostico da fissura anal residual:

O diagnostico da fissura anal residual passa por uma história clinica de cirurgia anal previa, geralmente para grandes hemorroidas cuja retirada das peles fora da abertura anal em excesso causará uma ferida anal que não cicatrizará com tratamentos conservadores como alimentação com fibras e pomadas de farmácias normais ou de manipulação diagnosticada como fissura residual

Tratamentos da fissura anal residual:

Pomadas para o tratamento da fissura anal residual: O resultado não será bom porque a fissura anal residual geralmente esta associado a um estreitamento anal cicatricial.

Dilatação anal para tratar a fissura residual:  Abandonado como tratamento primário pelo risco de esgarçamento do musculo anal e o risco da incontinência anal.

Tratamento cirúrgico com laser para a fissura anal residual:

A cirurgia é o padrão ouro para o tratamento da fissura anal residual por atuar sobre as duas causas associadas a este tipo de fissura que são o estreitamento por tecido cicatricial e a pressão aumentada do músculo esfíncter interno do anus que eu faço com o laser sob anestesia local e sem internação.