FiSTULA PERIANAL:

Incidência e causa: A incidência da fístula perianal é a menor dentre as doenças anais <veja na figura abaixo> e quanto ao sexo se mostrou em estudos epidemiológicos ser mais frequente nos homens do que nas mulheres <2/1> e para a sua causa existem várias teorias sendo a mais aceita a cripto glandular que resulta da infecção das glândulas anais descritas por Chiari pelas bactérias intestinais:

Anatomia dos músculos anais: Os músculos anais tem uma relação direta ou de contiguidade com o trajeto das fistulas perianais, sendo esse conhecimento de grande importância para o bom resultado das cirurgias para a fistula perianal que poderá evitar uma complicação muito grave temida pelos pacientes e jovens proctologistas que é a incontinência anal.

Saibam onde a fístula perianal se origina:

A semelhança de um relógio existem dose glândulas denominadas de Chiari, encontradas em uma linha chamada de denteada ou pectina que separa a pele que reveste o canal anal abaixo e a mucosa retal acima e essas glândulas apresentam um pequeno orifício para drenar um pequeno volume de secreção por onde as bactérias das fezes ( São 1000 tipos diferentes de bactérias por grama de fezes) penetram e infectam essas glândulas diagnosticada como criptite inicialmente para depois inflamar a glândulas diagnosticada como papilite hipertrofica:

Ilustração abaixo:

Causas das fistulas perianais

O traumatismo das glândulas anais de Chiari pelas fezes endurecidas, diarreia, papel higiênico inadequado poderá causar a lesão inicial das glândulas anais diagnosticada como criptite:

Figura:

Glândulas que originaram as fistulas perianais

Atenção: Essas glândulas são identificadas pela Ressonancia Magnética.

Qual é a Importância de se identificar a glândula que originou a doença?

Então vamos recapitular:

Tratamento das fistulas perianais:

Fio de seton: Nunca indico porque não retira a fistula e causa seria infecção com drenagem de secreção e dor intensa com uma péssima qualidade de vida para os pacientes:

CIRURGIAS QUE EU NÃO FAÇO:

As técnicas cirúrgicas que ligam ou amarram ou ligam  o trajeto da fistula antes do músculo esfíncter interno do anus chamada de TÉCNICA DE LIFT ( Ver na figura abaixo) ou  que queimam o trajeto da fistula (Termólise) chamada de TÉCNICA DE WAfT ( Ver na figura abaixo) eu não indico e nem faço porque eu acho que a fistula devera ser totalmente retirada incluindo a glândula que deu origem ao abscesso que posteriormente drenou, dando origem a um trajeto que drenará ou não em um orifício na pele da nádega a esse conjunto da glândula doente ou criptite, trajeto e orifício na pele da nádega diagnosticamos como fistula perianal que deverá sair por inteira que faço com LASER DE GÁS CARBÔNICO COM ANESTESIA LOCAL, SEDAÇÃO LEVE E COM ALTA A SEGUIR COM UMA EXPERIENCIA DE 38 ANOS NESSA CIRURGIA.

Cirugia para fistula perianal:

Faço a cirurgia da fistula perianal com laser de gás carbônico que faz uma incisão ou corte com muita precisam com menor risco da formação de cicatriz hipertrófica ou queloide alem de causar uma ferida cirurgica menor e com isso facilitando o fechamento da ferida cirurgia com pontos separados:

Trabalho em equipe: