Doutor eu tenho Hemorroidas ou fissura anal?
Hemorroidas ? As hemorróidas são vasos sanguíneos venosos ou veias localizados na parede do reto na forma de coxins e recobertos por mucosa e que dilatam em consequência do esforço que os pacientes com intestino preso fazem para evacuar e portanto a hemorroida é um vaso.
Fissura anal ? A fissura anal é uma pequena ferida de forma triangular localizada em 75% das vezes na comissura ou parede posterior da abertura anal e em 25% na comissura posterior sendo portanto uma ferida.
Fissura anal aguda:
A figura abaixo é uma hemorroida ou uma fissura anal crônica?
Resposta: Dr Paulo Branco
Observar que na parte escura não se percebe nenhuma diferença e esse paciente estava sendo tratado com medicamentos via oral e pomadas de uso local pelo seu medico proctologista como uma hemorroida interna de grau IV mas quando eu examinei pelo exame clinico da parte vermelha que é a ferida e pelo toque retal muito dolorido confirmei a fissura anal crônica mas quero informar que somente olhando e considerando a minha experiencia de 33 anos ja confirmo o diagnostico e atualmente eu só faço o toque ou exame endoscópico quando desconfio da benignidade ou malignidade da fissura anal crônica.
Como se faz o diagnostico diferencial entre as hemorróidas internas de grau IV e a fissura anal crônica:
Diferenças?
Intestino preso?

intestino preso
Resposta: Esta presente nas hemorroidas e na fissura anal em pacientes com baixo consumo de fibras e líquidos por dia.
DOR E SANGRAMENTO ANAL?
Resposta: A hemorroida e a fissura anal apresentam perda de sangue vermelho vivo a diferença esta nas fotos abaixo.
Na fissura anal o paciente tem dor intensa em pontada com o sangramento que ocorrerá em 70% dos pacientes com fissura anal aguda ou crônica enquanto nas hemorroidas a dor é quase inexistente e quando se faz presente com uma intensidade muito pequena.
Fotos abaixo: Fissura anal veja o sangramento vermelho vivo e a dor que a paciente esta sentindo:
Tratamentos das hemorróidas e fissura com laser:
Hemorróidas internas de grau IV?
As hemorróidas ou vasos dilatados que são retiradas com laser sob anestesia local e sem internação?
Fissura anal crônica?
A cirurgia consistira na retira do plicoma sentinela que é a pelhinha que rodeia a fissura anal crônica(foto abaixo) a glândula inflamada que está presente em 33% dos casos ( foto abaixo) e a diminuição da pressão do músculo esfíncter interno depois de muito bem isolado:
Importante: O músculo que causa a fissura anal aguda e crônica deverá ser bem isolado para ter risco zero de incontinência anal.

esfincterotomia
Caso clinico enviado para o meu WhatsApp:

caso clinico de fissura anal crônica