Hemorroida quanto tempo leva para cicatrizar pós cirurgia a laser?
Na minha clinica, há 20 anos realizo a cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação das doenças proctológicas como as hemorroidas e a cicatrização da ferida cirúrgica após a retirada das hemorroidas terá uma relação direta com:
– Idade e doenças associadas:
Idosos, Diabéticos, transplantados, doenças como a AIDS retardam a cicatrização da ferida cirúrgica, após a cirurgia das hemorroidas independente da técnica cirúrgica empregada e experiência do proctologista.
– Grau ou tamanho das hemorroidas:
Geralmente os pacientes procuram pelo tratamento cirúrgico para a hemorroida quando passam a ter sintomas, principalmente o sangramento que é vermelho vivo que deixa os pacientes preocupados, assustados pelo risco de ser uma doença mais grave, como os tumores e as hemorroidas, geralmente foram crescendo até chegar no seu grau máximo, tornando a cirurgia de maior porte e a cicatrização ou reparação tecidual mais demorada.
– Técnica cirúrgica emprega para as hemorroidas:
1- Ligadura elástica: Para as hemorroidas tratadas com a ligadura elástica, a ferida cirúrgica está dentro do reto e não costuma dar sintomas se o anel elástico for colocado no local correto, na mucosa do reto onde estão as hemorroidas e a cicatrização deverá ser feita também com a ajuda de óleo cicatrizante como o Ômega 3 ozonizado aplicado na mucosa do reto.
2- Laser para tratar as hemorroidas:
Tenho feito nos últimos 20 anos a retirada das hemorroidas com laser sob anestesia local e sem internação, e usando também o laser de baixa potência para estimular a cicatrização juntamente com óleo ozonizado, e mais orientações comportamentais e nutricionais existente no meu guia pós-operatório.
3- PPH: Acho muito agressivo e prefiro a ligadura elástica e o laser, tenho muitos pacientes que reclamam de dor no local onde foram colocado os grampos na técnica do PPH com formação de um tecido inflamatório chamado de granuloma de difícil solução.
4– THD: É uma técnica indicada precisamente para as hemorroidas internas de grau III, e quando da certo é perfeita para este tipo de hemorroida pelo fato de não ter cicatriz, porém se mau indicada e mau executada, criará uma ferida extremamente dolorosa na mucosa do reto, ou poderá também ter como complicação a trombose hemorroidaria que é a formação de um coágulo no local do THD.
5- Experiência do cirurgião:
É importantíssimo e faz a diferença para as grandes hemorroidas, na minha opinião por saber associar várias técnicas cirúrgicas que diminuem o tempo de cicatrização da ferida cirúrgica, após hemorroidectomia o que poderá melhorar se tiver a experiência associada a tecnologia como o laser.
6- Antibióticos após cirurgia de hemorroida com laser: 97% somente na forma de pomadas e óleos ozonizados com ação bactericida e cicatrizante, e nos 3% nos pacientes com doenças que comprometem a sua imunidade.
– Tempo para cicatrização após a cirurgia de hemorroida com laser:
Na técnica com o laser cirúrgico e cicatrizante realizados para o tratamento das hemorroidas, depois de 7 dias a dor melhorou muito com 14 dias tirei os medicamentos orais ficando somente com óleo ozonizado e laser de baixa potência, aplicado a cada 7 dias e a cicatrização geralmente ocorreu entre 14 a 30 dias.