Alimentação celular feita pelos nutrientes dos cereais, grãos e sementes para aumentar a sua longevidade:

nutricao celular funcional pelos grãos e sementes.

Fornecem: carboidratos, aminoácidos, Gorduras, vitaminas e. minerais.


Alimentação celular?

A boa nutrição tem de ser um estilo de vida e não uma moda, um momento que passa mas o estilo de vida adotado e para sempre.

Fibras: açúcar complexo.
Consumo: A OMS propõe o consumo de 25/35g de fibras por dia para diminuirem as chances de infarto, AVC e câncer e os brasileiros segundo estudo do IBGE consomem em média 12,5g/dia e para corrigir esse déficit precisaria ingerir 5 porções de frutas, legumes e verduras e grãos de cereais.

Fibras e câncer: Um estudo com 2000 americanos publicado no periódicos América Journal of epidemiológy alimentados com muitas fibras e baixa gordura diminuiu em 35% a incidência do câncer em 4 anos.

Açúcar simples: Produz a insulina que é o grande problema essa aumenta o Acido araquidônico que aumenta as reações inflamatórias presente e por trás de todas as doenças como câncer, alzaimer e inflama as paredes da artéria coronariana sendo o início do infarto.

Cereais:

As sementes e grãos são atualmente uma opção excelente para uma alimentação celular ou funcional e pela praticidade de poderem ser acrescentadas ao cardápio dos restaurantes, saladas, sanduíche, café da manhã, misturadas a oleaginosas não há desculpa que justifique não usá-las no seu dia a dia.

– Benefícios dos cereais: E um combustível, fornecendo energia para as células realizarem as suas funções vitais e representam a base da alimentação humana porque quase tudo tem cereais, são ricos em carboidratos que dão energia para a nossa vida no nosso dia a dia e esses carboidratos são ricos em fibras e amido sendo os amidos degradados em glicose e sempre de preferência quando poder escolher aos cereais integrais que tem as fibras que tornam  a digestão do amido em glicose mais lenta e tornando a absorção da glicose mais lenta e diminuindo o índice glicêmico dos alimentos o que será de grande importância para os diabéticos e obesos e são também ricos em vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio e ferro e baixo teor em gordura.

Inconvenientes dos cereais:

– Uma fonte incompleta de proteínas.

– Não contém algumas das vitaminas e minerais essenciais.

– O glúten em alguns produtos à base de grãos provoca sintomas de ma absorção em pessoas portadoras da doença celíaca.


Cereais poderao ser:
– Refinados: No processo de refinação são retirados a maioria das fibras, vitaminas e nutrientes e funciona no organismo como um açúcar, aumentando a carga glicêmica, os triglicérides e causando doenças como a aterosclerose e o diabetes dando vontade de comer doce e altera o humor pelo canal de serotonina.

– Integrais: São íntegros em nutrientes vitaminas e minerais na sua constituição que alimentam as células e são ricos nas fibras que dão saciedade precoce. 

– Triptofano: e um aminoácido presente nos alimentos integrais, como o arroz integral que se transforma em um neurotransmissor chamado Serotonina responsável pelo humor dependencias químicas como do cigarro e chocolate. 

As sementes e grãos:  
São considerados Nutraceuticos por trazerem benefícios à saúde e por prevenirem doenças sendo atualmente uma opção excelente para uma alimentação celular ou funcional e pela praticidade de poderem ser acrescentadas ao cardápio dos restaurantes, saladas, sanduíche, café da manhã, misturadas a oleaginosas não há desculpa que justifique não usá-las no seu dia a dia.

sementes e grãos para a boa nutrição celular.

grãos e sementes para boa nutrição celular.


Alimentação celular pelos grãos e sementes:

A célula precisará de macronutrientes e micronutrientes para a sua sobrevivência que poderam está presente nos grãos e sementes:

Macronutrientes:

1- Gorduras:

De preferência as gorduras insaturadas, como o Ômega 3, porque são ricas em fosfolipideos que fazem parte das membranas celulares.

omega 3 para a saude do coração.

Formam os Hormônios:

As gorduras formam os hormônios que renovam as nossas células enquanto dormimos, mas precisamente na fase 4 do sono, que são os hormônios GH ou hormônio do crescimento e a famosa testosterona que são responsáveis pela renovação de todas as células que foram lesadas ou danificadas pelo estresse no dia a dia do mundo estressante que vivemos e essa gordura poderá ser obtida pela ingestão da semente de  linhaça.

tpm melhora com a linhaça.

linhaça para TPM.


Armazenam as vitaminas: A,D,E,K.

Essas gorduras conduzem essas vitaminas lipossolúveis que atuam como antioxidantes e portanto protegendo as membranas e conteúdo das células da ação dos temidos Radicais livres tanto a membrana que envolve todo o conteúdo celular chamada de citoplasmatica como a membrana nuclear que protege o nosso código genético ou o DNA que poderá ser muito danificado pelas substâncias tóxicas geradas pelo meio ambiente e até mesmo pelo tabagismo com o risco de causar uma atípica ou displasia que poderá dando origem a uma neoplasia ( tumor).

– Gorduras monoinsaturadas que previnem o AVC e até mesmo o câncer:

Essa gordura ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue ( LDL) sem reduzir o colesterol bom ( HDL), essa qualidade diminui o risco de infarto e derrame cerebral ou AVC que é a doença que mais mata e inutiliza o homem brasileiro, já que esse oleo reduz a formação das placas de ateroma na parede das artérias o que diagnósticamos com arteriosclerose é um outro benefício e nesta gordura tem os polifenóis que reduzem a formação dos radicais livres que são muito nocivos ao organismo por serem responsáveis pelo envelhecimento e pelo aparecimento de doenças degenerativas como o câncer.

omega 3 contra o derrame e infarto.

2- Carboidratos: 
são o combustível das nossas células cuja energia que é extraida dos alimentos sera estocada na célula na forma de ATP e usada para o metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras e transporte ativo de nutrientes através da membrana celular e que poderá ser obtido pela ingestão dos cereais ricos no amido.

Atenção: Dr Paulo Branco.

evite o carboidrato simples como o arroz Branco que funciona no corpo como açúcar com todos os seus malefícios e sempre de preferência aos complexos presentes nos cereais integrais como o arroz integral que determinará após ingestão de índices ou carga glicêmica no seu sangue mais baixas com todos os seus benefícios.

piramide alimentar moderna

piramide alimentar moderna.



3- Proteínas:

 importante para a formação dos anticorpos que são os soldados que protegem as nossas células e formação dos músculos pela ingestão da soja  e Quinoa.

quinoa para o ganho da massa muscular.



Micronutricao:
E formada pelas vitaminas e minerais K, Mg, Zn e complexo B.

As vitaminas formam o sistema antioxidante que protegem as membranas células da ação oxidante dos Radicais livres o chamado sistema tampão e os minerais que servem como catalisadores ou enzimas que tornam possível as reações químicas no organismo como para a metabolização dos carboidratos para a produção de energia e a degradação das proteínas para obtenção dia aminoácidos biologicamente ativos.

minerais dos grãos e sementes.

cereais e as vitaminas e minerais cedidos para o metabolismo celular.

nutricao das células pelas vitaminas e minerais dos cereais.



Carboidratos:

Vamos falar sobre as fibras que são os carboidratos saudáveis dos grãos e sementes:

As fibras são carboidratos presentes nos vegetais que não são absorvidos e nem digeridas pelo organismo, sendo eliminadas intactas pelo sistema digestório e também não fornecem nenhum nutriente para o organismo desempenhando um papel importante no tratamento da obstipação intestinal e na perda de peso.

nutrição celular das sementes e grãos.



– Consumo: A OMS propõe o consumo de 25/35g de fibras por dia para diminuirem as chances de infarto, AVC e câncer e os brasileiros segundo estudo do IBGE consomem em média 12,5g/dia e para corrigir esse déficit precisaria ingerir 5 porções de frutas, legumes e verduras e grãos de cereais.
Tipos de fibras dos grãos e sementes:

nutricao celular dos grãos:

– Solúveis: Em contato com a água ela se dissolve formando um gel viscoso que se mantém fixo as sementes ou graos e que diminui a saciedade que poderá determinar a perda de peso.
– Insolúveis: atua como um laxante leve e hidrata o bolo fecal por osmose tornando o bolo fecal mais macio e eliminando com mais facilidade sem fazer esforso que poderá causar Hemorroidas.

– Fibras e câncer: Um estudo com 2000 americanos publicado no periódicos América Journal of epidemiológy alimentados com muitas fibras e baixa gordura diminuiu em 35% a incidência do câncer em 4 anos.

– Fibras e bactérias benéficas: As fibras não são digeridas pelas enzimas do sistema digestório mas quando fermentadas se convertem em nutrientes necessárias para o desenvolvimento das bactérias benéficas que habitam a macrobiótica intestinal.

Sementes e grãos:

Mesmo pequenas, as sementes estão repletas de nutrientes como proteínas, fibras, ferro, vitaminas e ácidos graxos ômega 3.  Eneficiam peles, cabelos, eliminam toxinas, equilibram os níveis dos hormônios através dos fitohormonios sem os efeitos tóxicos dos hormônios naturais e diminuem os índices glicêmicos pela absorção lenta dos carboidratos.

sementes poderosas.

1- Quinoa:

Nutrição celular e funcional completa com a quinoa:

quinoa super nutritiva.

quinoa um super alimento eleito pela FAO pela sua riqueza em nutrientes.

quinoa rica em aminoacidos essenciais.

quinoa rica em omega 3 e aminoácidos essenciais.

A quinoa e um alimento antigo, mas com qualidade sempre atual, essa é a Quinoa. A Quinoa é tão nutritiva que chegou a ser considerada o melhor e mais nutritivo alimento do mundo. E uma semente que mais gera benefícios nutricionais sendo um dos principais alimentos dos incas é igualmente consumida na Bolívia e Peru sendo cultivada a mais de 7 mil anos por esses povos. Rica em em proteínas e aminoácidos essenciais, vitaminas, complexo B.

Benefícios:
– Atletas: Foi considerada o alimento mais nutritivo do mundo sendo considerada completa em seu conteúdo de proteínas de alto valor biológico porque contém todos os aminoácidos essenciais de excelente qualidade o que será de grande importância é indicada para crianças em desenvolvimento e para os atletas se tomada após a atividade física e antes de dormir sendo rica também em lisina um aminoácido usado no tratamento do herpes que não cura a doença mais prolongou o intervalo das crises e no triptofano livre que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que tira a compulsão por doces.

quinoa e massa muscular.

quinoa associada ao exercício físico você poderá ganhar massa muscular.


Quinoa para a formação dos músculos:

quinoa e o ganho de massa muscular.

quinoa e o ganho de massa magra ou muscular.

quinoa tema lisina usada no tratamento da herpes.

quinoa no tratamento da herpes.

Quinoa: Lisina e herpes.

–  Doença celíaca: A farinha de quinoa e de fácil digestão, cerca de 80% e não contém glúten o que será de grande importância para quem segue uma dieta sem glúten é usada no lugar da farinha de trigo.

quinoa na doença celiaca.

quinoa na doença celiaca por não conter gluten.

– Antioxidantes: Alto teor de dois antioxidantes flavonoides ( quercitina e quenferol) e da vitamina E potentes contra os Radicais livres e quero lembrar que a quercitina é um antioxidante de largo espectro.
– Vasos sanguíneos: protegem as artérias por ser rica em ácidos graxos anti-inflamatórios, monoinsaturados e Ômega 3 em quantidades significativas cuja combinação poderá baixar o LDL e combater às inflamações que levam ao enrijecimento das artérias diagnosticada como arteriosclerose. 

quinoa evita o endurecimento das artérias.

quinoa evita a aterosclerose pela sua ricusa em omega 3:

– Ferro biodisponibel: 3 x mais que os outros cereais e boa para o tratamento da anemia ferropriva em crianças e adultos.
Indicações: crianças em desenvolvimento e esportistas pelo alto teor de proteínas de alto valor biológico ( Combinação de aminoácidos de excelente qualidade) e deverá ser consumida após a atividade física para a formação de músculos com baixo teor de carboidrato e gordura essas características nutricionais serão refletidas no controle das taxas do mau colesterol (LDL) e fortalecimento da musculatura. A saúde será beneficiada também pela elevada concentração de minerais maior que nos outros cereais.

– Quinoa e fitoestrogênios: São hormônios naturais que ajudam no combate a osteoporose, principalmente nas mulheres na menopausa.

– Quinoa e fibras: Tem grande quantidade de fibras que auxilia no controle da digestão e no trabalho intestinal.

Minerais na quinoa:

Magnésio.
Zinco: Imunologia.

Cálcio: Ossos.

– Quinoa: apresentações.

São encontradas nas versões farinha, flocos e grãos.

As sementes poderá ser mais facilmente colocada nas saladas e refogados mas você poderá misturar na confecção de bolos e pães a farinha de quinoa a farinha de trigo e os flocos de quinoa deixam o seu iogurte e frutas mais saudáveis.

Valores nutricionais:

Valor energético: 372 Kcal.

Proteínas: 11,4mg.

Carboidratos: 71,2g.

Cálcio: 66mg.

Ferro: 8,5mg.


2- Proteina de soja:

– Farinha de soja integral:
Além dos benefícios dos alimentos integrais tem a isoflavona que funciona como um estrógeno natural, um fitoterápico usado por muitas mulheres para reposição hormonal natural melhorando os sintomas da menopausa como as ondas de calor e dando proteção contra as doenças da menopausa como a osteoporose e alguns tipos de câncer como o de mama, estômago, intestino e próstata e a soja tem ação termogênica ajudando a emagrecer e a soja atua ajudando no equilíbrio das frações do colesterol diminuindo o LDL e aumentando o HDL.

Poderá ser Consumida com frutas, granola.

– Soja na Menopausa:

É importante destacar que a mulher passa mais de um terço da sua vida na fase do climatério/ menopausa, etapa na qual a incidência das doenças degenerativas crônicas, assim como o processo de envelhecimento ocorre com suas próprias características e sintomas impondo a muitas mulheres uma desagradável qualidade de vida. A soja funciona como um estrógeno fraco, tendo os seus efeitos no organismo cerca de 100 x menor que o estrógeno produzido pelo organismo e como um antiestrogeno por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno bloqueia os receptores do estrógeno natural nas células diminuindo o efeito tóxico do estrógeno biologicamente ativo sendo assim um antagonista.

Isoflavona de soja:

As isoflavonas formam parte de 40% da composição da soja, sendo que as mais importantes são genisteina e daidzeina ( flavonoides polifenóis). Encontradas na soja em forma de glicosideos, são substâncias extremamente importantes como substitutos dos níveis de estrogênio no organismo, principalmente no controle das doenças cardiovasculares e na reposição óssea,porém sem as propriedades hormonais de controlar os típicos sintomas relacionados com a menopausa. Dentre as características mais importantes das isoflavonas, destacam-se principalmente a sua capacidade de inibir a agregação plaquetaria e o mecanismo de proteção cardiovascular, que aumenta a produção de HDL e o risco do câncer pela diminuição da mitogenese ou da multiplicação celular e também alguns trabalhos científicos sinalizam para um aumento na produção de antioxidantes para inibindo a formação de radicais livres e vários trabalhos publicados na década de 1990 mostraram resultados amplamente favoráveis às isoflavonas na prevenção do câncer de mama.

isoflavona um firoestrogeno excelente sem os efeitos tóxicos do estrógeno natural.

isoflavonas um fitoestrogeno importante para a reposição hormonal nas mulheres e sem os efeitos tóxicos do estrógeno natural.

isoflavona para a reposição hormonal.

Soja e os sintomas da menopausa: 

soja para o tratamento da menopausa.

proteina de soja no tratamento dos sintomas da menopausa.

Pesquisas recentes mostraram que mulheres japonesas, cujas dietas típicas incluem a proteína de soja, apresentam os sintomas menos severos da menopausa, tais como mudanca repentina no humor, calor, sudorese noturna, insônia e menos osteoporose. Como a reposição hormonal tem sido relacionada ou associada ao câncer de mama, agravamento das doenças mentais como acelerar a demência em mulheres de mais idade, a reposição hormonal com a isoflavona tem aumentado cada vez mais entre os médicos.

proteina de soja melhora a insônia e a depressão na menopausa.

– Soja contém os fitoestrogenos como a Isoflavona, protetores contra o câncer:

Os grãos de soja contém grande quantidade de fitoestrogenos que podem ter um efeito protetor contra os canceres de mama, próstata, Colon. 

Ação da isoflavona: Acredita-se que os fitoestrogênos bloqueiam sítios receptores do estrogênios, reduzindo dessa forma os níveis de estrogênio ativo por isso os fitoestrogenos tem sido frequentemente associados a redução do risco de câncer de mama nas mulheres e próstata nos homens o que ficou comprovado nas mulheres que tem uma alimentação rica em soja.


Dose da Isoflavona: a ingestão ideal de isoflavonas para a prevenção do câncer será de cerca de 5mg/dia.

Estrogênio natural: risco da reposição.


– Soja melhora a Memória:
Responsável: Fosfatidilserina.


– Melhora a concentração, memória e aprendizado:
Ao melhorar a integridade da membrana interna dos neurônios, a fosfatidilserina melhora as transmissões de impulsos nervosos entre essas células, impulsionando a capacidade cognitiva. O efeito disso é a redução de confusão mental e melhora da clareza de pensamento, da taxa de aprendizado, da memória, da atenção e do estado de alerta.

A ação da fosfatidilserina sobre a melhoria da capacidade cognitiva já foi comprovada por pesquisadores. A suplementação com o fosfolipídeo demonstrou ser capaz de melhorar a memória e o processo de aprendizado, assim como a velocidade em completar tarefas, aumentar em 20% a velocidade de processamento de informações, em 13% a taxa de respostas corretas além de diminuir em 39% a taxa de respostas incorretas, quando comparado a testes de pessoas que tomaram placebo.

Um estudo com pacientes portadores de Alzheimer, demonstrou que o consumo de fosfatidilserina por 12 semanas levou a uma significativa melhora nos sintomas da doença. Uma segunda pesquisa com pacientes com demência, também apresentou uma melhora dos sintomas com apenas 3 semanas de suplementação com fosfatidilserina.:cereal.

3- Farelo de Aveia:

E rica em vitaminas do complexo B que tem ação sobre o SNC e o Silício que deixa a pele jovial por ajudar na formação do colágeno. A sua fibra e solúvel que forma um gel na luz do estômago tornando a absorção da glicose mais lenta ajudando emagrecer e diminuindo o índice glicêmico dos alimentos:


Aveia e Betaglucana:

O farelo de aveia tem uma maior concentração de betaclucana que é um fitoquímico que ajuda a controlar o açúcar no sangue o que será muito importante para pacientes diabéticos por isso a aveia e tudo de bom para pacientes diabéticos.


Pele: A aveia tambem contribui com o Silício que é um mineral que reorganiza as fibras de sustentação da pele e atua na produção do colágeno.



4- Semente de Gergelim:

  1. – Constituição: O gergelim entre os brasileiros costuma ser consumido junto com Paes e torradas, é rico em antioxidantes, fibras, magnésio que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a regular a vontade de comer doce, Gorduras Ômega 6/9 que ajudam na cicatrizacao de mucosas e o ômega 6 que ajuda a controlar os sintomas da famosa TPM.

– Função intestinal:  O gergelim hidrata e lubrifica a parede intestinal e essa ação se deve ao ácido linoleico presente na casca da semente de gergelim que ao lubrificar a parede intestinal facilita o deslizamento do bolo fecal e um melhor trânsito intestinal o que será de grande importância por exemplo para as primeiras evacuações após cirurgia proctologicas.


– Gergelim x Hemorroidas: Evita o aparecimento das Hemorroidas e fissura anal porque evitará o esforço para evacuar já que o Gergelim lubrifica a parede intestinal facilitando o deslizamento das fezes.

gergelim evita a formação das hemorróidas.

gergelim tem a gordura que lubrifica a parede intestinal de modo que as fezes deslizam e saem com mais facilidade sem fazer esforço o que evitará a formação das hemorróidas e da fissura anal.

– Gergelim para os dentes x ossos: O principal mineral que o gergelim fornece e o Cálcio que é essencial para a saúde dos ossos e contração muscular.

Rico em cálcio:

semente de gergelim rica em cálcio.

semente de gergelim é rica em cálcio o que será de grande importante para a saude dos ossos e dentes.

gergelim rico em cálcio para a saude dos ossos.





5- Semente de Chia:

Apresentação da chia: Sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas.

sementes garantem uma boa nutrição celular

– É uma simples Semente muito pequena mais poderosa era componente vital das dietas dos astecas e maias e atua no emagrecimento, como antioxidante no combate aos Radicais Livres e protetor do sistema cardiovascular e até o câncer sendo rica em Ômega 3, cálcio, potássio, ferro e fibras sendo considerada um dos alimentos mais poderosos da face da terra para realizar a moderna nutrição funcional e celular.

sementes de chia são ricas em antioxidantes contra os temidos radicais livres.

– Fonte de energia: De acordo com pesquisas científicas recentes, a chia e a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos Ômega 3 por isso  esta indicada para quem precisa de força e resistência física como os soldados dos impérios maia e asteca. Que se consumiam na tentativa de deter o avanço das forças  espanholas.

chia é energia para o organismo

Constituição da chia:
– Glúten: E 100% natural e não contém glúten.

– Proteínas: Cerca de 19 a 23% são proteínas completas que contém todos os aminoácidos essenciais em perfeito equilíbrio.

– Óleos ou gorduras: 60% do seu oleo e Ômega 3 e 40% Ômega 6, sendo o alimento com mais Ômega 3 encontrado na natureza.

semente de chia rica em omega 3

– Cálcio: Contém 6 x mais que o leite integral.
Compare o teor de Cálcio:: Aveia x chia.

semente de chia e rica em cálcio para os ossos.

Alergia a lactose: Chia por ser rica em cálcio poderá repor.

semente de chia rica em calcio que poderá substituir o leite e os maléficos laticínios.

Osteoporose: Chia.

c

– Ferro: 3 x mais que o espinafre.

Anemia ferropriva e a chia:

semente de chia contra a anemia pela sua riqueza em ferro.

– Potássio: 2 x mais que a banana.
– Ômega 3: 8 x mais do que o salmão.

– Magnésio: 15 x mais que o brócolis.

Fibras na chia:

A chia e rica em fibras e veja no quadro abaixo as suas funções no organismo.

função das fibras no organismo.

Fibras solúveis da chia:

– Perda de peso e manutenção:

Estudos apontam que o consumo da chia poderá auxiliar na perda de peso, pois ajudam na redução do apetite: 

Saciedade: As fibras das sementes da chia são musilaginosas isto significa que são ricas em fibras solúveis que ao entrarem em contato com a água formam um gel no estômago que ocupa espaço onde caberá menos alimentos e levará a uma saciedade precoce, passando a comer porções menores com perda de peso.

sementes de chia para perder peso'

sementes de chia para emagrecer.

– Fermentação e produção de nutrientes: As fibras solúveis da chia são Fermentadas pelas bactérias no intestino grosso que resulta na produção de nutrientes que alimentam as bactérias protetoras para o intestino:

lactobacillus são as bactérias do bem.

semente de chia com a fermentação das suas fibras insolúveis são produzidos nutrientes que alimentaram os Lactobacillus.


Fibras insolúveis da chia:

– Desintoxicação do organismo:

Estimulam a eliminação dos resíduos tóxicos e desnecessários para a boa função do organismo:

fibras alimentares insolúveis que desintoxição o organismo.


Semente de linhaça:

semente de linhaça contra o infarto

– Consumo: poderá ser consumida na forma de semente, farinha ou óleo.

– Tipos: Marron e dourada que não tem diferença segundo os trabalhos científicos em relação aos seus constituintes ao Ômega 3 e a Lignana mas a diferença está que a amarela e mais pura por ter menos metal pesado que a marrom.


Substâncias importantes:

– Lignana: As bactérias intestinais convertem as lignanas vegetais em isoflavonas responsável pelo equilíbrio hormonal existe em abundância na linhaça que tem uma ação semelhante ao hormônio feminino estrógeno melhorando ou amenizando os sintomas da TPM e da menopausa e tendo uma ação protetora contra o câncer de mama que é um tumor hormônio dependente.


– Ômega 3:

Alimentação: O consumo de gorduras / dia para a OMS deverá ser entre 15/30%, sendo:

Insaturadas: 90%.

Saturaras: >10%.


– Papel do Ômega 3 nas doenças inflamatórias e auto-imunes:

A primeira evidência importante do papel do Ômega 3 na inflamação foi derivada de observações epidemiológicas da baixa incidência das doenças autoimunes e inflamatórias como a Asma, psoríase e diabetes do tipo I, bem como da total ausência da esclerose múltipla em uma população de esquimós na Groenlândia onde se descobriu que o principal fator de proteção era o Ômega 3 que estão presentes em grande quantidades nos peixes de água fria como salmão, atum e truta.


Câncer: está relacionado na sua causa com fatores ambientais em 80/90% e se essa teoria estiver correta a alimentação ou dieta terá uma participação de 35%.

Açúcares no sangue: controla os níveis de açúcar no sangue.

linhaça boa para o sistema cardiovascula

linhaça boa para o coracao, e níveis de glicose.

– Gordura saturada: aumenta a produção das Citocinas que são substâncias inflamatórias e cancerígenas.
– Gordura insaturada: diminui as citocinas, formam hormônios, conduzem as vitaminas, são adsorventes das placas de gorduras na parede das artérias limpando os orifícios para as trocas nutricionais e evitando a aterosclerose. 

– Câncer Colon retal: Um estudo com 62320 mulheres na Suécia que consumiam gorduras saturadas, insaturadas e poliinsaturadas não mostrou relação com o câncer colorretal.

– Câncer: O Ômega três tem sido considerado um fator potencial na proteção contra o câncer pela sua ação antimutagenico e anticarcinogenica.


– Fibras: E riquíssima em fibras, tanto solúveis como insolúveis.

Solúveis: Ajudam a controlar a glicemia no sangue e o apetite.

Insolúveis: Atuam no funcionamento intestinal.


Ações das Sementes de linhaça:

– Anti-inflamatória: Por trás de todas as doenças como Alzaimer, Câncer há uma inflamação por citocinas que alteram todo o metabolismo local piorando a reação inflamatória e o Ômega 3 diminui a produção dessas citocinas e tendo a vantagem de ser natural.


– TPM: Os sintomas específicos da menopausa devem-se muitas vezes ao desequilíbrio entre os níveis de estrogênio e progesterona situação essa que poderá pela ingestão de semente de linhaça e Peixes de água fria e como mediador para promover esse equilíbrio temos as frutas e oleaginosas.


– Menopausa: 

várias pesquisas sinalizam a semente de linhaça como um coadjuvante no alívio de alguns sintomas da menopausa como os famosos calores repentinos.

Reposição hormonal: 

Um estudo específico confirmou essa teoria: 

Estudo: 25 mulheres em menopausa.

Sintomas: moderados.

Grupos:

I- Tomaram 40g ou 4 colheres de sopa de linhaça / dia.

II- Fizeram a reposição hormonal com estrogênio e progesterona ( 0,65mg/dia).

Depois de 2 meses inverteram os grupos com o mesmo tratamento:

Conclusão:

Focou demonstrado pelo estudo que para melhorar os sintomas moderados da menopausa, a linhaça foi tão efetiva quanto a terapia de reposição hormonal, a semente de linhaça foi tão efetiva quanto a terapia de reposição hormonal e com a vantagem de não desencadear os efeitos colaterais e doenças da TRP.


– Osteoporose: 

Diminuem a destruição óssea nas mulheres nó climatério pela ação antioxidante das ligninas vegetais da linhaça.


– Doenças cardiovasculares:

Aterosclerose: E uma doença inflamatória causada pela deposição ao longo dos anos do colesterol (gorduras saturadas ) e outros lipídeos nas paredes dos vasos sanguíneos substituindo a musculatura das artérias por tecido fibroso ou endurecido tornando a artéria um tubo rígido ou inelastico o que poderá ao longo do tempo restringir o volume de sangue para o coração dando o infarto ou baixar ou diminuir o fluxo de sangue para o cérebro que poderá levar a um AVC ou mesmo a embolia cerebral. Esse processo poderá ser regulado e evitado pelo consumo adequado e regular de Ômega 3 e Ômega 6 precursores dos bons e maus eicosanoides.

semente de linhaça, saiba os seus benefícios.

Tem sido demostrado que o consumo regular de semente de linhaça pode reduzir o colesterol total e o colesterol ruim LDL, bem como uma ação adistringente importantíssima em reduzir o agregado de plaquetas o que evitará a formação do trombo e futuro embolo.

– Cérebro: Melhora a comunicação entre os neurotransmissores ( serotonina, norepenefrina e dopamina) o que diminui os sintomas da depressão.


linhaça para o coração:

semente de linhaça boa para o coração: