Fistula perianal:

Vídeo educativo que mostram a retirada do seton que após ser passado várias vezes não resolveu:


Vídeo o proctologista Dr Paulo Branco mostra como idêntica toda a fistula de forma completa para não correr o risco de retirar a fistula de forma incompleta, realizo a retirada da fistula com laser sob anestesia local e sem internação:

​​– Causa da fistula perianal: inflamação e infecção das criptas e glândulas anais por micro-organismos das fezes.

Fistula perianal causada por infecção da glândula anal pelas bactérias da fezes.

Fistula perianal causada pela indicação de uma das dose glândulas anais pelas bactérias das fezes.

Fistula perianal que se originará na glândula anal aumentada que aparece na foto.

Glândula anal aumentada que deu origem a fistula perianal que deverá ser retirada juntamente com a fistula perianal durante a cirurgia que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.



Fistula perianal, abscesso perianal e pelhinhas no anus.

Fistula e abscesso perianal juntamente com pelinhas anais.


– Diagnóstico da fistula perianal: Eu faço pela história clínica anterior de drenagem de um abscesso perianal, pela presença de um orifício na pele da nadega decorrente da drenagem desse abscesso e para as fistulas superficiais consigo palpar o trajeto da fistula perianal abaixo da pele como um cordão fibroso.

Fistula perianal veja na foto o orifício externo da fistula que deverá ser o local onde eu categorizo o trajeto da fistula.

Orifício externo da fistula perianal na pele da nádega e na abertura anal a glândula inflamada.

Fistula perianal que aparece como um trajeto endurecido ou fibroso que poderá ser palpado no exame clínico abaixo da pele.

Fistula perianal

– Exames para o diagnóstico da fistula perianal:
Ressonância magnética: Atulmente só tenho solicitado para os casos de fistulas complexas, mais de uma fistula perianal e para casos que já foram operados e a fistula retornou.

Ultra-som endoanal: sensível e de fácil execução se comparado a Ressonância magnética, poderá identificar o trajeto da fistula e classifica-lo na sua relação de contiguidade com os músculos anais.

Exploração com meu guia para fistula perianal : Tenho feito a exploração do trajeto da fistula com o meu guia metálico, em muitos casos poço estabelecer a relação do trajeto com o músculo anal e associado a anuscopia posso visualizar a glândula que deu origem a fistula perianal, além da sensibilidade e positividade para o diagnóstico da fistula perianal, o exame com o meu guia metálico tem as vantagens da praticidade, ser feito pelo proctologista que irá fazer a cirurgia e de menor custo.

Fistula perianal veja a identificação com o meu guia metálico.

Fistula perianal identificada pelo meu guia metálico para evitar a retirada incompleta candidatura.

Fistula perianal transesfincteriana.

Fistula anal transesfincteriana que deverá ser retirada pelo proctologista experiente e que dispõe de tecnologia como um guia adequado.

– Tratamento das fistulas perianais:

Cirurgia: A cirurgia e o padrão ouro para o tratamento das fistulas perianais que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.

Fistula perianal transesfincteriana tratada com laser.

Fistula perianal transesfincteriana tratada com laser sob anestesia local e sem internação e com fechamento da ferida cirurgica.

Fistula perianal transesfincteriana tratada com laser sob anestesia local e sem internação.

Fistula perianal transesfincteriana tratada com laser sob anestesia local e sem internação com identificação do trajeto da fistula perianal e com fechamento do trajeto da fistula.

Seton: E um fio usado para tratar as fistulas perianais, indicado principalmente para as fistulas perianais transesfincterianas pelo risco aumentado da incontinência anal pela cirurgia. O princípio será que o fio deverá cortar o músculo anal esfíncter interno mais lentamente e como um corpo estranho irá provocar a formação de um tecido de granulação responsável pela cicatrizacao do trajeto da fistula que poderá acontecer em um ano.

Seton que gera dor e drenagem de secreção nos pacientes com fistula perianal que prefiro a retirada com o laser sob anestesia local e sem internação.

Seton que gera sofrimento aos pacientes com fistula perianal que sempre faço a retirada da fistula perianal com laser sob anestesia local e sem internação encomenda fechamento da ferida cirurgica.

Comentário: Dr Paulo Branco.

Os pacientes me procuram na clinica, e-mail, WhatsApp, canal de vídeos e celular desesperados pela péssima qualidade de vida imposta pelo seton com drenagem de secreção amarelada, purulenta com odor desagradável que mancha as vestimentas e dor de média intensidade a intensa que piora quando toca no fio impedindo muitos pacientes de realizarem seus trabalhos, principalmente os ficam sentados e a pratica de atividades esportivas e por essa péssima qualidade de vida eu nunca indicarei um seton.

Seton que forma abscesso cor dor e febre referido pelos pacientes.

Seton que deu origem ao abscesso perianal.

–  Caso clínico: Seton retirado do paciente com fistula perianal sendo o último das três colocações feitas em 1 ano:

Seton veja na foto que estou retirando o seton que a paciente nem sabia que tinha.

Seton que retirei para posteriormente retirada a fistula com laser sob anestesia local e sem internação.

Fistula perianal tratada com lasers

Fistula perianal transesfincteriana tratada com laser sob anestesia local e sem internação.

Seton retirado.

Seton retirado do paciente.

Caso clínico: paciente refere ter fistula e teve medo do seton:

Vídeo o proctologista Dr Paulo Branco mostra como usa o seu guia acima para retirar a fistula de forma completa com laser sob anestesia local e sem internação.

Dr Paulo Branco.

Caso clínico de tratamento da fistula perianal com seton e tem medo.

Seton: mais um caso clínico que não funcionou.

Seton que não cicatrizou a fistula perianal.

Seton que não cicatrizou a fistula perianal.