Estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas tratada erradamente pela fisioterapia do assoalho pélvico:
Casos clínicos enviados para a fanpage do Dr Paulo Branco:

Estreitamento anal após cirurgia Hemorroidas

– Conceito de estreitamento anal:
E o fechamento parcial ou total da abertura anal observado com maior frequência após a cirurgia tradicional para as Hemorroidas que ocupam toda a circunferência da abertura anal e estamos falando das Hemorroidas internas grau IV.

– Causa do estreitamento anal:
A causa do estreitamento anal e a incompetência do médico proctologista que ao manusear o tecido Hemorroidario para a retirada dos vasos sanguíneos hemorroidarios retira tecido em excesso no anoderma não obedecendo o princípio básico e correto que será deixar tecido sadio chamados de pontes entre as feridas cirúrgicas porque será a partis dessas pontes de tecidos normais que ocorrerá a cicatrizacao das feridas cirúrgicas acima referidas e criadas pelo proctologista.
Figura abaixo: Hemorroidas internas grau IV tratadas erradamente por retirar muito tecido com pontes finas ou mesmo sem pontes largas para uma cicatrização correta.

– Diagnóstico do estreitamento anal:
Eu faço somente pelo toque retal que será fundamental para diferenciar entre o estreitamento anal da estenose anal por tecido de cicatrizacao resultante da forma errada do médico proctologista realizar a retirada das Hemorroidas.

– Diagnóstico desse paciente do caso clínico acima:
Proctologista: Dr Paulo Branco.
Havia um estreitamento anal por pressão aumentada do músculo esfíncter interno do anus associado a uma ferida que não cicatrizou diagnósticada como fissura anal residual.
– Tratamento do estreitamento anal com fissura anal residual:
– Conduta do seu proctologista:
Fisioterapias do assoalho pélvico realizadas:

Foi indicado erradamente a fisioterapia que não obteve nenhuma melhora clínica referida pelo paciente:
Fisioterapia errada para estreitamento anal:
Dilatação anal com os dedos e pelo paciente na sua residência orientado pelo se proctologista e depois dilatacao com vela de Hegar na clínica: A dilatação como método primário de tratamento para o estreitamento anal está abandonado pelo risco de causar uma incontinência anal.
Biofeedback: E um reaprendizado do cérebro para contrair o músculo anal e para recuperar a contração ou tônus por isso está indicada para a incontinência anal leve e moderada.
Exércicio de Kegel: poderá ser usado para aumentar o tônus e para o relaxamento do músculo anal mas para músculos estriados.
Cirurgia com laser:
Tratamento correto para o estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas com fissura residual que faço a retirada da fissura anal residual e diminuição da pressão do músculo esfíncter interno do anus con laser sob anestesia local e sem internação evitando sempre o risco da incontinência anal.

VIDEOS: ESTREITAMENTO ANAL
Caso clínico:
Diagnóstico diferencial da causa do estreitamento anal se por contração do músculo anal ou cicatriz?
Toque retal:
– Contração do músculo anal?
– Cicatriz após cirurgia para Hemorroidas?
ESTREITAMENTO OU ESTENOSE ANAL:
Importante: Guia pós-operatório com as orientações nutricionais e comportamentais para o pós-operatório porque as fezes com volume e macias modelam a abertura anal.