[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=QRZjXhi2nKI” alignment=”” width=”600″ height=”300″ autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” /][fusion_text]
1- Cisto pilonidal: Identificação.
Vídeo educativo mostra a identificação do trajeto do cisto pilonidal que faço com o meu guia metálico para evitar deixar trajeto principal ou acessório que representará o insucesso da cirurgia.
Vídeo educativo mostra o cisto pilonidal retirado com laser sob anestesia local e sem internação
3- Cisto pilonidal: Cirurgia fechada.
Do que é formado o cisto pilonidal?
E formado por um tecido inflamatório granulomatose, sem uma cápsula definida que poderá crescer formando um trajeto quando será definido como simples, mas poderá formar trajetos acessórios ou secundários e passa a ser diagnosticado como cisto pilonidal complexo como esse na foto.
Qual a causa do cisto pilonidal?
Como fazemos o diagnóstico do cisto pilonidal?
Será confirmado quase sempre pela história clínica anterior do abscesso pilonidal associado a presenca de pequenos orifícios na pele característicos do cisto pilonidal.
Qual exames pedir para o diagnóstico do cisto pilonidal?
Geralmente eu não solicito a Ressonância magnética para confirmar primariamente o diagnostico do cisto pilonidal, exceção para o cisto pilonidal complexo ou para alguns casos que foram operados anteriormente que a anatomia local estará muito alterada pelas aderências e cicatrizes formadas pelas cirurgias anteriores que comprometem a precisam dos limites do cisto pilonidal.
Comentário: Dr Paulo Branco.
Eu sinceramente não vejo muito sentido em pedir uma RM e fazem muitos anos que só peço para os casos operadoros anteriormente que o cisto pilonidal retornou.
– Tratamento do cisto pilonidal:
Abscesso pilonidal: Drenagem cirurgica + antibiótico de largo expectro.
Técnicas cirúrgicas para o tratamento do cisto pilonidal:
Foto: Cirurgia tradicional aberta x cirurgia fechada com laser:
Tempo de cicatrização da cirurgia aberta: Em média de 3 a 6 meses podendo chegar até a um ano.
Comentário sobre a cirurgia tradicional aberta para o cisto pilonidal: Dr Paulo Branco.
Eu não faço está técnica aberta, porque os pacientes com cisto pilonidal na sua grande maioria são jovens e trabalham sentados nos computadores e alguns esportistas e ficam impossibilitados de retornarem a curto prazo aos dois tipos de atividades pela qualidade de vida imposta pela ferida aberta.
– Cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação (video): Faço a retirada do cisto pilonidal com laser sob anestesia local e sem internação e sempre com fechamento da ferida cirurgica com pontos de proteção, que tem a função de anular a força exercida pelas nadegas sob os pontos da ferida cirurgica.
Primeiro passo: Será fazer uma depilação com laser em uma área de segurança na volta de todo o cisto pilonidal:
Depilação com laser na volta do cisto pilonidal o que seria perigoso para a recidiva do cisto pilonidal: Será de grande importância para diminuir a recidiva ou retorno do cisto pilonidal.
Segundo passo: técnica cirurgica de retirar com laser todo o cisto pilonidal e fechar de forma correta toda a ferida cirurgica se não os pontos soltaram e a ferida ficará aberta para decepção do Paciente.

cisto pilonidal: veja a ferida cirurgica fechada corretamente diferente do exemplo abaixo de fechamento parcial sem pontos de proteção:
Cisto pilonidal: Exemplo de fechamento errado da ferida cirurgica.
Vejam no quadro abaixo que os pontos somente aproximam os bordos da ferida cirurgica e somente na sua metade superior e não vejo os pontos que isolam a força das nadegas da ferida cirurgica.
Figura abaixo vemos os pontos principais e subtotais que isolam a ferida dasnadegas:
Tempo de cicatrizacao: geralmente eu retiro todos os pontos com 14 dias mas vale lembrar que por um período de tempo o paciente deverá evitar esportes que possam traumatizar a ferida cirurgica e trabalhar protegendo a região.
Na foto vemos o a cirurgia fechada com laser sob anestesia e sem internação para o tratamento do cisto pilonidal:
Cisto pilonidal: Retorno as atividades escolares e universitárias após cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação para o cisto pilonidal.
Geralmente entre 7 a 14 dias e principalmente para os pacientes de escola as orientações deveram ser bem claras e o acompanhamento bem de perto:
– Retorno ao trabalho após a cirurgia fechada com o laser para cisto pilonidal:
Atenção: Se você trabalha sentado, eu sempre oriento a comprar uma bóia vazada e colocar entre o assento e a região operada.
– Retorno ao esportes após a cirurgia fechada com laser: Natação, caminhar e correr.
Atenção: O medico e somente ele, irá liberá-lo para às atividades esportivas e os dados abaixo foram fundamentados na minha experiência clinica nos pacientes que operei com a técnica fechada de cisto pilonidal.
Natação, Caminhar e correr: Sao às atividades de menos riscos para essa cirurgia e geralmente são as que eu libero mais precocemente.

Cisto pilonidal retorno à natação após a cirurgia de retirada com laser sob anestesia local e sem internação.
Lutas marciais, ciclismo e voleibol: E só olhar o lutador da foto para entender que não poderá, no ciclismo há um grande estiramento dos tecidos e eu já tive que drenar um grande hematoma como consequencia de um ciclista apressadinho e no boléu muitas vezes você após bloquear ou mesmo durante poderá cair de costas com o peso do corpo sobre a cirurgia o que não será agradável.

Cisto pilonidal e os esportes que deveram ser evitados após a cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação.
Futebol, patins e escalar: poderá haver queda livre com importante traumatismo na região submetida a tratamento cirúrgico.

Cisto pilonidal o futebol deverá ser evitado após a cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação para o cisto pilonidal.
Musculação: evite os exercícios deitados, os que flexionem as pernas porque estiram muito a região operada.
Casos clínicos: cisto pilonidal.
– Primeiro:
Paciente reside em Portugal, refere assistir os meus vídeos no meu canal de vídeos educativos das doenças proctologicas e quer vim fazer a cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação:
– Segundo:
Paciente refere ter feito a técnica aberta e ficou 3 meses em cima de uma cama:

Cisto pilonidal caso clínico enviado para o meu WhatsApp e refere que a técnica realizada foi a técnica de deixar a ferida aberta que o deixou 1 ano em cima de uma cama.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]