Fistula perianal:
Vídeo educativo que mostram a retirada do seton que após ser passado várias vezes não resolveu:
Vídeo o proctologista Dr Paulo Branco mostra como idêntica toda a fistula de forma completa para não correr o risco de retirar a fistula de forma incompleta, realizo a retirada da fistula com laser sob anestesia local e sem internação:
– Causa da fistula perianal: inflamação e infecção das criptas e glândulas anais por micro-organismos das fezes.
– Diagnóstico da fistula perianal: Eu faço pela história clínica anterior de drenagem de um abscesso perianal, pela presença de um orifício na pele da nadega decorrente da drenagem desse abscesso e para as fistulas superficiais consigo palpar o trajeto da fistula perianal abaixo da pele como um cordão fibroso.
– Exames para o diagnóstico da fistula perianal:
Ressonância magnética: Atulmente só tenho solicitado para os casos de fistulas complexas, mais de uma fistula perianal e para casos que já foram operados e a fistula retornou.
Ultra-som endoanal: sensível e de fácil execução se comparado a Ressonância magnética, poderá identificar o trajeto da fistula e classifica-lo na sua relação de contiguidade com os músculos anais.
Exploração com meu guia para fistula perianal : Tenho feito a exploração do trajeto da fistula com o meu guia metálico, em muitos casos poço estabelecer a relação do trajeto com o músculo anal e associado a anuscopia posso visualizar a glândula que deu origem a fistula perianal, além da sensibilidade e positividade para o diagnóstico da fistula perianal, o exame com o meu guia metálico tem as vantagens da praticidade, ser feito pelo proctologista que irá fazer a cirurgia e de menor custo.
– Tratamento das fistulas perianais:
Cirurgia: A cirurgia e o padrão ouro para o tratamento das fistulas perianais que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.
Seton: E um fio usado para tratar as fistulas perianais, indicado principalmente para as fistulas perianais transesfincterianas pelo risco aumentado da incontinência anal pela cirurgia. O princípio será que o fio deverá cortar o músculo anal esfíncter interno mais lentamente e como um corpo estranho irá provocar a formação de um tecido de granulação responsável pela cicatrizacao do trajeto da fistula que poderá acontecer em um ano.
Comentário: Dr Paulo Branco.
Os pacientes me procuram na clinica, e-mail, WhatsApp, canal de vídeos e celular desesperados pela péssima qualidade de vida imposta pelo seton com drenagem de secreção amarelada, purulenta com odor desagradável que mancha as vestimentas e dor de média intensidade a intensa que piora quando toca no fio impedindo muitos pacientes de realizarem seus trabalhos, principalmente os ficam sentados e a pratica de atividades esportivas e por essa péssima qualidade de vida eu nunca indicarei um seton.
– Caso clínico: Seton retirado do paciente com fistula perianal sendo o último das três colocações feitas em 1 ano:
Caso clínico: paciente refere ter fistula e teve medo do seton:
Vídeo o proctologista Dr Paulo Branco mostra como usa o seu guia acima para retirar a fistula de forma completa com laser sob anestesia local e sem internação.
Dr Paulo Branco.
Seton: mais um caso clínico que não funcionou.