Paciente quer saber, será que o vírus do hpv(video) sempre evolui para o câncer do penis, anus e colo do útero?

Virus do hpv(blog):

– Incidência: Estima-se que 90% das mulheres e 80% dos homens no planeta serão infectados com alguma variedade do vírus hpv pelo menos uma vez na vida.

 

– Tipos do vírus hpv: Existem mais de 200 tipos de vírus HPV já identificados na medicina, todos procurando ficar instalados na camada mais profunda da pele ou nas mucosas dos órgãos genitais, reto, e mesmo na cavidade oral infectando e dando origem ao principal sintoma da infecção pelo vírus hpv que são as verrugas de hpv. Dos 200 tipos do vírus do hpv isolados 40 tipos do vírus assumem o papel de oncogênico (tipos mais oncogênicos:16/18), isto é, foram isolados nos pacientes tratados de câncer no pênis, anus e colo do útero.

Dúvida enviada para o whatsApp do proctologista Dr Paulo Branco sobre o papel do virus hpv e o cancer de penis, anal e colo do utero:

 

– Comportamento do virus do hpv que favorece o aparecimento do cancer e diminui a produção de anticorpos contra o vírus:

O vírus do hpv fica durante muito tempo, por anos na sua principal forma de apresentação que é a latente ou assintomática, que poderá chegar até a 10 anos,  e no mesmo local o que diminuirá a produção dos anticorpos contra o hpv e  facilitará a sua entrada nas células para obter o controle do DNA dessas e a partir dai estimular a formação de novas replicas celulares e a instalação de uma alteração no tecido chamada de displasia que será leve, moderada e avançada que para muitos patologistas ja é o câncer na sua forma precoce. 

Cancer de colo de utero x vírus do hpv: 

É o segundo tumor que mais tira a vida das mulheres e podemos afirmar que não há câncer de colo do útero sem a infecção pelo vírus hpv se não fosse verdadeira esta afirmação milhares de vidas seriam salvas todos os anos se podessemos evitar o principal fator de risco para o câncer de colo de útero que é a infecção pelo vírus hpv sendo esta relação mais forte do que a do tabagismo com o câncer de pulmão o que foi comprovado por um trabalho cientifico publicado no periódico The Lancet fundamentado em dados globais sobre tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, os cientistas constataram que, 2,2 milhões de casos anuais, 640 mil (ou 30%) são causados por algum subtipo de vírus de hpv. O resultado o coloca em segundo lugar na lista dos inimigos microscópicos ligado ao câncer, perdendo apenas para o helicobacter pylori relacionados ao câncer do estômago. 

Vacina contra o hpv para mulheres: Atualmente a indicação inclui mulheres entre 9 a 26 anos

que sejam HIV positivo porque elas estão mais sujeitas aos ataques carcinogenicos do vírus hpv.

– Câncer de pênis:

O cancer de penis tem uma baixa incidência sendo mais frequentes nos pacientes infectados pelo vírus hpv e com excesso de pele cobrindo a glande e vai uma dica se você tem o excesso de pele retire porque diminuirá a carga viral ou numero de vírus que existe neste excesso de pele.

Conduta do Dr Paulo Branco no hpv do penis:  Faço com muita frequência a postectomia com laser no homem gay com verrugas de hpv com isso diminuo a carga viral no excesso de pele e o risco do câncer de penis.

– Câncer de ânus:

O câncer de anus é um tumor de baixa incidência dentre os tumores do sistema digestorio e na minha clinica de proctologia LGBT  trato de alguns casos por ano e foi mais frequente nos pacientes promiscuis HIV+.

Anuscopia de alta resolução: Como em todos os tumores afins com a infecção local pelos vírus mais oncogenicos do hpv (16/18) eu faço na minha clinica para o homem gay uma analise microscópica na pele perianal, perineal e do canal anal para avaliação da carga viral local e tratamento com imunomodiladores. 

Verrugas na pele perianal, canal anal e mucosa do reto: São tratadas na minha clinica gay com laser sob anestesia local e sem internação.