Fistula perianal complexa pela localização, trajetos, comprimento, relação direta com os músculos anais responsáveis pela continência anal e podendo está associada a doenças graves e crônicas como a doença de Crohn e mais raramente ao adenocarcinoma e nestas situações a cirurgia para a fistula perianal complexa terá de ser feita com todo cuidado, meticulosamente, com tecnologia adequada, com uma riqueza de  recursos de técnicas cirúrgicas pelo cirurgião  e com experiência para ser usada no momento da cirurgia para diminuir a quase ZERO as chances de complicações da cirurgia para a fistula anal complexa.

Diagnostico da fistula perianal complexa: o diagnostico das fistulas perianais complexas geralmente eu faço pelo exame clinico no qual palpo um trajeto fibroso abaixo da pele e sob anestesia local em alguns pacientes eu identifico o trajeto da fistula perianal e juntamente sob visão endoscópica eu localizo a glândula doente e orifício anal interno se eu tiver duvida peço uma Ressonância magnetica.

Fístula anal complexa, situações de risco que poderão aumentar as chances de uma complicação cirurgica como a incontinência anal pela secção do músculo esfíncter anal responsável pela continência anal, deixar trajeto de fístula nas fistulas cujo trajeto passam pelo músculo anal que são chamadas de fístulas perianais transesfincterianas e o proctologista com medo de cortar o músculo anal e o resultado será a incontinência anal.

Fístula complexa com trajeto posterior ou espaço isquioretal:

setons que poderão causar abscessos anais e fístulas residuais.

doença de Crohn que dificultará a cicatrização por ser um tecido granuloso e muito friavel.

fistula perianal complexa  comprida e quanto mais comprida for o trajeto da fístula perianal maiores são as chances de comprometimento dos músculos anais e geralmente essas fistulas muito compridas também são mais profundas o que aumentarão as chances de lesão dos músculos anais.

Fistulas perianais complexas associadas a hemorroidas internas de grau IV onde os riscos serão maiores de complicações como o estreitamento anal  e a incontinência anal.

fístula perianal complexa muito comprida que geralmente comprometem os músculos anais responsáveis pela continência anal exigindo mais delicadeza, técnica cirurgica adequada com tecnologia de ponta para evitar a incontinência anal.

Fistula perianal transesfincteriana muito extensa que o medico indicou o tratamento com seton por receio da incontinência anal mas que não resolveu nada em 8 meses:

Fístula perianal e vaginal transesfincteriana que o medico indicou o seton por receio da incontinencia anal.

músculo esfínter interno anal é responsável por 53% da pressão de repouso do canal anal e temido por alguns proctologistas pelo risco da incontinência anal.