Artigo de proctologia:

Tema: Cisto pilonidal tratado com laser com fechamento da ferida cirurgica.

Autor: Proctologista Dr Paulo Branco.

Cisto pilonidal:

Definição e Incidência do cisto pilonidal:

Fique bem informado sobre o cisto pilonidal: Dr Paulo Branco.

– Sintomas do cisto pilonidal: Os pacientes apresentam-se tipicamente com dor, vermelhidão e tumefação na parte média do sulco interglúteo sobre o sacro e o cóccix.

Evolução do abscesso pilonidal na história clinica dos pacientes com cisto pilonidal: Muitos pacientes apresentarão drenagem espontânea do abscesso, que aliviará temporariamente os sintomas. Isso poderá dar origem a um ciclo crônico de drenagem e recrudescência do abscesso, antes que o paciente eventualmente procure o médico,  Assim alguns pacientes já apresentam um processo crônico como manifestação inicial.

– história de cirurgia anterior são geralmente relatadas na consulta na clinica:

Os pacientes também podem relatar a história de terem sido submetidas a varias diferentes técnicas cirúrgicas para tratar a doença. Eles podem apresentar uma ferida persistente na linha média, causada pela excisão da lesão ou por rotação de retalho mal sucedido. Aqueles pacientes com doença de longa duração apresentam tipicamente múltiplos trajetos, que em geral estendem-se para cima a partir do orifício na linha média.

– cisto pilonidal é um nome impróprio: O termo cisto é impróprio, porque a parede da cavidade não é revestida por epitélio ou porque não há uma capsula verdadeira.

o que causa o cisto pilonidal:

Apresentação inicial: Abscesso Pilonidal

– Um abscesso pilonidal agudo não é diferente de um abscesso agudo em qualquer localização do corpo, Ele requer incisão e drenagem, antes de considerar-se qualquer outro tratamento definitivo.

– Porque o cisto pilonidal crônico não cicatriza: Um abscesso crônico é a cavidade real formadora do Cisto Pilonidal, que apresenta drenagem crônica e não cicatriza devido à presença de pelos e corpos estranhos, razão pelo qual somente a sua retirada cirúrgica representará a única forma de tratamento definitivo.

Tampar o orifício de drenagem não ajuda em nada, é doloroso, e interfere potencialmente na drenagem e na cicatrização.

Antibióticos para o tratamento do cisto pilonidal  estão indicados somente se houver uma celulite significativa.

Conduta no tratamento com laser do cisto pilonidal com o proctologista Dr. Paulo Branco:

Na fase aguda de formação do abscesso, eu prefiro fazer a drenagem simples e antibioticoterapia. Os pacientes tiveram boa evolução clinica.

Tratamento Cirúrgico do cisto pilonidal tratado com laser na clinica de proctologia do Dr Paulo Branco:

depilação com laser na pele que esta sobre o cisto pilonidal:

área

depilada na pele onde estão os orifícios do cisto pilonidal:

Raspagem dos pelos: A retirada dos pelos deverá ser feita até a completa cicatrização da ferida cirúrgica.

Comentário: Dr. Paulo Branco

Eu sempre solicito uma depilação com laser na volta da ferida cirúrgica, tem grande importância por ser o pelo, o mais envolvido na causa da doença.

A cirurgia realizada com maior frequência é a incisão na linha média, com ou sem fechamento primário da ferida, porque a maior parte da doença crônica ou recidivada encontra-se localizada na linha média. Nesse procedimento é retirado apenas o tecido anormal da linha média.

Destelhamento e cicatrização por segunda intensão:

Comentário: proctologista Dr. Paulo Branco

Evito esta técnica cirurgica aberta para tratamento do cisto pilonidal, porque a literatura médica indica índices de recidiva ou retorno da doença maiores que 13%.

– Retirada do Cisto Pilonidal:

Tenho feito a retirada do cisto pilonidal com o laser, sob anestesia local e as vezes associada a sedação leve e sem internação e  sempre fecho a ferida cirúrgica, porque deixar aberta, sinceramente é um sofrimento para os pacientes. Os pontos são retirados, geralmente em duas semanas.

Caso clinico enviado para o WhatsApp do proctologista Dr Paulo Branco com fotos e o que o proctologista com clinica de tratamento do cisto pilonidal com laser com fechamento da ferida cirurgica faz e não faz na cirurgia para o cisto pilonidal:

1- Caso clinico de cisto pilonidal:

Cisto pilonidal tratado pela cirurgia convencional com ferida cirurgica aberta que eu nunca faço pela ma qualidade de vida imposta a pacientes jovens enviado pelo paciente para o meu whatasApp:

2- Caso clinico de cisto pilonidal:

Caso clinico de cisto pilonidal tratado com técnicas cirúrgicas totalmente erradas principalmente no tipo de fechamento feito pelo cirurgião, totalmente inadequado que eu nunca faço após a retirada do cisto pilonidal com laser:

Cisto pilonidal veja na foto o caso clínico enviado para o e-mail do proctologista Dr Paulo Branco com ressecção e fechamento feitos com técnica cirurgica totamente errada e o resultado foi o retorno ou a recidiva do cisto pilonidal com uma cicatriz cirurgica assimétrica e tudo o que o cirurgião não deverá fazer: