O cisto pilonidal e uma doença causada por um fio de cabelo que tem a sua base de implantação chamado de folículo piloso muito larga e as bactérias saprofitas que moram ou residem na superfície do maior órgão do corpo humano que é a pele penetram ou adentram por esse largo orifício e passam para a gordura abaixo da pele e como a gordura e um tecido usualmente com pequena vascularização as bactérias colonização se multiplicam e associado a uma região de trauma se forma um abscesso que representa a fase aguda da doença pilonidal que será diagnósticada como abscesso pilonidal que drenara e forma um trajeto que é o cisto pilonidal que representará a fase crônica da doença e agora você entende porque o cisto pilonidal é um cisto dermoide que poderá crescer nos locais do corpo humano com muitos pelos como na região pré-sacral no caso do cisto pilonidal.
Atenção: Evitar varias cirurgias abertas, 4 x a cada 6 meses.
Figura o proctologista Dr Paulo Branco mostra como se forma o cisto pilonidal e suas fases de evolução:
Fases da evolução do cisto pilonidal:
–Diagnostico do cisto pilonidal:
Feita pela história de drenagem de um abscesso
Presença de orifícios na pele pré -sacral na linha médiana ou paramediana:
Pelos saído pelos orifícios acima referidos como na figura abaixo:
Dor: A dor no cisto pilonidal está presente de forma intensa na fase aguda ou de abscesso pilonidal e na reagudizacao da fase crônica.
– Exames para o diagnóstico do cisto pilonidal:
Clínico: confirmará o diagnóstico do cisto pilonidal com exploração pelo meu guia metálico quando necessário.
Radiológicos: Ressonância magnética.
Tratamento cirúrgico:
Quando a cirurgia será a primeira opção de tratamento para o cisto pilonidal?
Cirurgia explicada por etapas:
1 Etapa: Pelos dentro do trajeto do cisto pilonidal que poderão ser retirados somente pela cirurgia que faço com laser sem internação.
– Se comportam como corpo estranho dentro do cisto gerando inflamação, infecção com drenagem de secreção com odor e dificultando para a cicatrização.
2 Etapa: Trajeto do cisto pilonidal que somente a cirurgia poderá retirá-lo após identificado pelo meu guia metálico que poderá ser único ou simples e na linha vertical interglútea mas poderá ser complexo ou sinuoso com orifícios laterais.
Guia metálico idealizado pelo proctologista Dr Paulo Branco:
Guia para identificar o trajeto do cisto pilonidal:
3 Etapa: Retirada de forma completa de todo o tecido inflamado, necrosado e infectado que forma o trajeto do cisto pilonidal que poderá ser feita somente pela cirurgia com fechamento da ferida cirúrgica, mas de forma correta que será abaixo descrita para evitar o sofrimento da ferida deixada aberta que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.
Fechamento errado após a retirada do cisto pilonidal:
Fechamento correto após retirada do cisto pilonidal com laser sob anestesia local e sem internação: