– CONCEITO:
O CISTO PILONIDAL e um falso cisto porque não tem uma membrana bem definida para englobar todo o seu conteúdo formado por tecido inflamatório granulomatoso geralmente infectado pelas bactérias saprofitas que habitam a superfície da pele mas que entram para o interior do CISTO PILONIDAL E PELOS.
– CAUSA DO CISTO PILONIDAL:
Não há uma causa definida mas a mais aceita resulta da entrada das bactérias da superfície da pele pelos folículos pilosos mais alargados e causando uma infecção inicial que crescerá no sentido da gordura abaixo da pele chamada de tela subcutânea formando inicialmente um abscesso pilonidal que drenara para o exterior através de um ou mais orifícios na pele pré-sacral dando origem a um verdadeiro duto abaixo da pele.
– DIAGNÓSTICO DO CISTO PILONIDAL:
Geralmente o paciente descobre o Cisto pilonidal na sua fase aguda ou de abscesso pilonidal pela dor local e drenagem de secreção de cor amarelada e algumas vezes com odor característico e após a drenagem muitos pacientes interpretam ou são diagnósticados como furúnculo e são medicados com antibióticos a evolução geralmente é boa mas posteriormente ficam orifícios e através destes frequentimente saem pelos que fazem com que o médico e paciente confirmem o diagnóstico de CISTO PILONIDAL.
– CLASSIFICAÇÃO DO CISTO PILONIDAL:
SIMPLES: Formado por um trajeto.
COMPLEXO: Formado por trajetos acessorios.
– EXAMES RADIOLÓGICOS:
Geralmente eu não peço por não mudar em quase nada a conduta médica para o tratamento do CISTO PILONIDAL pedindo somente para os cistos complexos ou para os casos operados mas que retornaram para definir uma estratégia bem definida.
– TRATAMENTO DO CISTO PILONIDAL:
Padrão ouro: Cirurgia.
A cirurgia eu faço com laser sob anestesia local, sem internação e sempre fecho a ferida cirúrgica para evitar o sofrimento da ferida deixada aberta.
CASO CLINICO ENVIADO PARA O PROCTOLOGSTA Dr Paulo Branco:
TEMA: CIRURGIA ABERTA PARA O CISTO PILONIDAL.
Link’s de conteúdo importantes: