Tema: Cisto pilonidal tratado com laser com fechamento da ferida cirurgica.
Autor: Proctologista Dr Paulo Branco.
Definição e Incidência do cisto pilonidal:
– Fique bem informado sobre o cisto pilonidal: Dr Paulo Branco.
- o que significa doença pilonidal: O termo pilonidal significa ninho de cabelo.
- Doença pilonidal refere-se à infecção da gordura abaixo da pele que ocorre na metade superior do sulco interglúteo. Ela poderá apresentar-se como um abscesso pilonidal agudo, como uma ferida indolor, resistente à cicatrização espontânea, causando desconforto e com saída de secreção amarelada.
- Incidência do cisto pilonidal na idade: Ele apresenta-se tipicamente na terceira década de vida, porém ocorre também em adolescentes e em pacientes com mais de 30 anos
- incidência do cisto pilonidal no sexo: O cisto pilonidal acomete os homens com maior frequência do que as mulheres na relação de 3:1, sendo mais comum em indivíduos com maior quantidade de pelos no corpo.
– Sintomas do cisto pilonidal: Os pacientes apresentam-se tipicamente com dor, vermelhidão e tumefação na parte média do sulco interglúteo sobre o sacro e o cóccix.
– Evolução do abscesso pilonidal na história clinica dos pacientes com cisto pilonidal: Muitos pacientes apresentarão drenagem espontânea do abscesso, que aliviará temporariamente os sintomas. Isso poderá dar origem a um ciclo crônico de drenagem e recrudescência do abscesso, antes que o paciente eventualmente procure o médico, Assim alguns pacientes já apresentam um processo crônico como manifestação inicial.
– história de cirurgia anterior são geralmente relatadas na consulta na clinica:
– cisto pilonidal é um nome impróprio: O termo cisto é impróprio, porque a parede da cavidade não é revestida por epitélio ou porque não há uma capsula verdadeira.
– o que causa o cisto pilonidal:
- Dados atuais sustentam a teoria de que a doença pilonidal é uma condição adquirida. A doença pilonidal foi observada nas mãos de barbeiros e tosquiadores de ovelhas, indicando que os pelos implantados podem iniciar a condição.
- Além disso, as lesões pilonidais parecem ter as características patológicas de uma reação de corpo estranho, consequente aos pelos implantados ou encravados na pele e com processo inflamatório em sua volta.
- Não existem experimentos publicados que comprovem ou refutem diretamente as teorias atuais sobre sobre a origem do Cisto Pilonidal .
Apresentação inicial: Abscesso Pilonidal
– Um abscesso pilonidal agudo não é diferente de um abscesso agudo em qualquer localização do corpo, Ele requer incisão e drenagem, antes de considerar-se qualquer outro tratamento definitivo.
– Porque o cisto pilonidal crônico não cicatriza: Um abscesso crônico é a cavidade real formadora do Cisto Pilonidal, que apresenta drenagem crônica e não cicatriza devido à presença de pelos e corpos estranhos, razão pelo qual somente a sua retirada cirúrgica representará a única forma de tratamento definitivo.
Conduta no tratamento com laser do cisto pilonidal com o proctologista Dr. Paulo Branco:
Na fase aguda de formação do abscesso, eu prefiro fazer a drenagem simples e antibioticoterapia. Os pacientes tiveram boa evolução clinica.
depilada na pele onde estão os orifícios do cisto pilonidal:
Raspagem dos pelos: A retirada dos pelos deverá ser feita até a completa cicatrização da ferida cirúrgica.
Comentário: Dr. Paulo Branco
Eu sempre solicito uma depilação com laser na volta da ferida cirúrgica, tem grande importância por ser o pelo, o mais envolvido na causa da doença.
– A cirurgia realizada com maior frequência é a incisão na linha média, com ou sem fechamento primário da ferida, porque a maior parte da doença crônica ou recidivada encontra-se localizada na linha média. Nesse procedimento é retirado apenas o tecido anormal da linha média.
Destelhamento e cicatrização por segunda intensão:
- A excisão do cisto pilonidal da linha média sem fechamento primário deixa uma grande ferida, que está associada a longos períodos de cicatrização entre 3 a 6 meses. Se o fechamento da ferida cirurgica não estiver indicado ( por exemplo, se houver abscesso), uma incisão menor com período de cicatrização muito menor pode ser conseguida com o destelhamento ou deixando a ferida aberta. As feridas abertas para cirurgia do cisto pilonidal requerem trocas de curativo e cuidados com a ferida , enquanto o destelhamento necessita de metade do tempo de cicatrização necessário para o fechamento após excisão alargada e profunda.
Comentário: proctologista Dr. Paulo Branco
Evito esta técnica cirurgica aberta para tratamento do cisto pilonidal, porque a literatura médica indica índices de recidiva ou retorno da doença maiores que 13%.
– Retirada do Cisto Pilonidal:
1- Caso clinico de cisto pilonidal:
2- Caso clinico de cisto pilonidal: