Abscesso no ânus:

1. Introdução:

– Os abscessos anorretais e as fístulas anais representam diferentes fases de um espectro patogênico comum. O abscesso anorretal representa o evento inflamatório agudo, enquanto a fístula perianal representa o processo inflamatório crônico.

1. Abscesso anal:

Anatomia anal para compreensão dos abscessos perianais:

– O sucesso na erradicação do abscesso ou supuração  anal  e da fístula anorretal requer um conhecimento profundo da anatomia anorretal, sendo essencial a compreensão da existência de eventuais espaços anorretais.

– O espaço perianal está localizado na área da margem anal e continua-se lateralmente com a gordura isquioanal ( gordura que ocupa o espaço lateral do canal anal e reto) e medialmente com a parte inferior do canal anal. É contínuo com o espaço entre os músculos formadores dos esfíncteres anais.

Causa do abscesso anal:

– Noventa por cento de todos os abscessos anorretais resultam de infecções das glândulas anais, enquanto o restante resulta de outras causas.

– A obstrução do ducto da glândula anal, resultará em estase da secreção, infecção e formação do abscesso perianal que drenará e formará a fístula perianal.

– Os fatores predisponentes para a formação do abscesso anal  incluem diarreia e traumatismo sob a forma de fezes endurecidas.

– Os fatores associados podem ser a fissura anal crônica, infecção de um hematoma, ou doença de Crohn.

Causas do abscesso perianal:

Inespecífica, criptoglandular, doença de Crohn, colite ulcerativa, infecção, tuberculose, traumatismos, corpo estranho, cirurgia, episiotomia, cirurgia de hemorroida, cirurgia da próstata, leucemia, linfoma radioterapia.

Classificação:

– De acordo com a sua localização nos espaços anorretais potenciais, podem ser classificados, em:

Ver a figura:

Avaliação e tratamento do abscesso anal:

Sintomas do abscesso anal:

Dor, tumefação e febre são as principais características associadas ao abscesso.

Dor retal grave acompanhada de sintomas urinários como ardência, retenção ou incapacidade de urinar pode ser sugestiva de abscesso entre os músculos formadores dos esfíncteres anais superficiais e profundos.

Exame clinico ou físico dos pacientes com abscesso anal:

Inspeção dos pacientes com abscesso perianal: Evidenciará uma área avermelhada, tumefeita com flutuação.

– Nos abscessos profundos o exame retal e vaginal poderão ser extremamente doloridos:

Exames endoscópicos são inadequados pela dor e desconforto que poderão causar e a orientacao na minha clinica para os meus assistentes será nunca fazer.

Tratamento dos pacientes com abscesso perianal na clinica de tratamento das doenças proctologicas com laser:

Basicamente, o tratamento de um abscesso anorretal consiste em incisão, drenagem e antibióticos adequados e um acompanhamento rigoroso para evitar o crescimento do abscesso anal:

– Raramente, o atraso no diagnostico e tratamento dos abscessos anorretais poderá resultar em infecção necrotizante e óbito.

Cirurgia para tratamento do abscesso anal:

A drenagem deverá ser feita através de uma incisão cruciforme ou elíptica, retirando-se os bordos para evitar um fechamento precoce da pele. A drenagem dos abscessos perianais poderá ser realizada sob anestesia local.

Os abscessos anais superficiais poderão ser drenados sem a utilização de drenos e os abcessos profundos poderão ser drenados com drenos laminares ou mesmo com o auxilio de cateteres de borracha maleável com extremidade em forma de cogumelo de 10-16 French, inserido através de uma cânula na cavidade do abscesso.

Informações importante para os pacientes com abscesso anal:

– Entre os pacientes com abscessos drenados, 11% podem desenvolver fístula enquanto 37% podem desenvolver recidiva do abscesso. Isso ocorre com maior frequência nos abscessos profundos.

abscesso anal veja na foto a formação da fistula após a drenagem do abscesso que geralmente acontece em 11% dos casos:

– A falha em identificar uma abertura interna poderá ocorrer em 66% dos pacientes.

50% dos pacientes após o primeiro episodio da formação de um abscesso, não formaram fístula.

– Fistulotomia: Consiste na abertura do trajeto da fístula deverá ser feita por cirurgia com experiência e se achar o orifício interno no momento da drenagem do abscesso.

Atenção: Eu nunca fiz e nem pretendo fazer por que acho uma cirurgia incompleta.

Cuidado com a formação de uma falso trajeto no manuseio do guia para identificar o trajeto da fistula perianal: A insistência na busca de uma fístula poderá levar à formação de um falso trajeto e secção desnecessária do músculo esfíncter anal com risco de incontinência anal.

Abscessos anais x HIV:

Os pacientes que são soropositivos para o vírus da imunodeficiência humana ( HIV) e apresentam abscessos perianal necessitam de drenagem, quer por incisão e drenagem ou por cateter.

– Como estes pacientes são imunodeprimidos, devem ser usados antibióticos.

– Os esforços devem ser dirigidos para manter pequenas feridas, pois esses pacientes correm o risco de má cicatrização. Um aumento da incidência de sepse ou infecção perineal grave pode ser observada em pacientes HIV- positivos.

Conclusão e Condutas nos pacientes tratados na minha clinica com abscesso perianal:

Dr. Paulo Branco

Os abscessos perianais deveram ser tratados imediatamente por drenagem com ou sem colocação de dreno laminar ou cateter e antibioticoterapia que faço sob anestesia local e sem internação.  É um grande alivio para os meus pacientes, que retomam as suas atividades, sem dor. Trinta dias depois eu faço um estudo radiológico para estudar o trajeto e a sua relação com os músculos.

fistula palpada como um cordão fibroso ou endurecido logo abaixo da pele apos a drenagem do abscesso anal: