Fissura anal aguda e crônica:

Definição da fissura anal aguda e crônica: é uma  ferida geralmente de forma triangular e localizada em 75% na comissura anal posterior e em 25% na comissura anal anterior.

Veja no vídeo a fissura anal crônica mostrada com o lápis pelo proctologista Dr Paulo Branco:

Youtube: proctologista dr paulo branco.

Foto: Fissura anal crônica

Veja na foto abaixo as características macroscópicas da fissura anal crônica:  Ferida profunda, bordo elevado e endurecido rodeado na parte externa por uma pelinha diagnóstica como plicoma sentinela.



Vídeo: O medico proctologista mostra no vídeo abaixo uma fissura anal crônica formada por uma ferida profunda, bordos endurecidos é uma pele chamada de plicoma sentinela:

Assista o meu canal de vídeos sobre o diagnostico e tratamento das doenças proctologicas tratadas com laser: proctologista dr paulo branco.


​​
Causa da fissura anal:

A fissura anal não tem uma causa exata e bem definida mas esta associada a uma pressão aumentada do músculo esfíncter interno do anus muito bem documentada pelo exame da Manometria anorretal que representará um obstáculo à passagem de fezes endurecidas pela abertura anal resultando no esgarcamento da pele anal diagnosticadas como fissura anal, veja na foto abaixo:

 

 

Classidicacao da fissura anal:
Fissura anal aguda: O tempo de existência da fissura anal abaixo de 3 meses e o tecido que a forma molhinho, fundo e bordo rasos conpletam as suas características.


Vídeo o medico proctologista mostra na ponta do indicador a fissura anal aguda na comissura posterior da abertura anal:

Fissura anal crônica: O tempo de existência da fissura anal acima de 3 meses, ao exame de inspeção local está profunda e com bordo elevado e endurecido praticamente fecha o diagnostico..

 

Comentário: medico proctologista.
A pressão aumentada do referido músculo impede ou diminui a chegada de sangue trazendo oxigênio e nutrientes para a cicatrização da fissura anal e você poderá começar a entender o porque temos que diminuir a pressão no referido músculo para cicatrizar a fissura anal. 

– Diagnóstico da fissura anal:

Eu sempre confirmo o diagnóstico da fissura anal somente pelo exame clínico local, isto é , somente pela inspeção local e quase sempre evito fazer o exame endoscópico do anus e reto porque machuca muito e na minha opinião desnecessáriamente.


– Sintomas da fissura anal aguda e crônica:

Dor as evacuações com sangramento vermelho vivo e plicoma sentinela.




Glândula inflamada: Diagnósticada como PAPILITE  HIPERTROFICA que está presente em 30% dos casos de FISSURA ANAL Crônica que eu retiro com laser sob anestesia local e sem internação: 


– Tratamento da fissura anal:

Fissura anal aguda: Eu faço o tratamento com pomadas de manipulação que contém substâncias que diminuem a pressão de repouso do canal anal ou com aplicação de toxina.

Fissura anal crônica:

Faço o tratamento com laser sob anestesia local e sem internação com baixos índices de recidiva ou retorno da fissura anal e nunca tive caso de complicação como a incontinência anal.

Foto educativa da fissura anal crônica: Faço a retirada com laser da fissura anal crônica juntamente com o plicoma sentinela e a glândula aumentada se estiver presente e no próprio leito da fissura anal crônica já diminui a pressão do músculo esfíncter interno do anus cirurgia que recebe o nome de esfincterotomia e nunca tive caso de incontinência anal.

Comentário: medico proctologista.

Dilatação anal para o tratamento da fissura anal: esta abandonada como tratamento único ou primário da fissura anal pelo alto índice de recidiva ou retorno da fissura anal e pelo esgarcamento não quantificado das fibras do músculo esfíncter interno do anus.

Pomadas de farmacia normal: Não contém substância que diminuam a pressão do músculo anal o que só será feito com pomadas de manipulacao.

Caso clínico de fissura anal enviado para o meu WhatsApp pelo paciente que reside em Portugal conduzido de forma errada nos tratamentos com pomadas inadequadas e dilatacao anal que está abandonada pelos altos índices de recidivaou retorno da fissura anal e incontinência anal.