– CONCEITO DE CISTO PILONIDAL: É um falso cisto localizado na região pré-sacral formado por um tecido inflamatório ou granulomatoso em meio a fios de cabelo que podem ser bem visualizados durante a cirurgia no momento de dissecção do cisto pilonidal com o laser.
– CAUSA DO CISTO PILONIDAL: pelos com folículos pilosos alargados ou aumentados que permitem a entrada das bactérias que vivem na superfície da pele causando uma foliculite que posteriormente da origem a um abscesso pilonidal. Muitas vezes os pacientes se arrastam por anos fazendo a vigilância diária dos orifícios na pele perianal que estão assintomáticos quando de repente começa a drenar secreção com odor típico de abscesso pilonidal.
– SINTOMAS DO CISTO PILONIDAL:
Fase aguda: dor e drenagem de secreção são sintomas característicos desta doença que incomodam muito os pacientes por serem extremamente jovens, praticarem exercício fisico, estudantes universitários portanto em fase extremamente ativa.
Fase crônica: presença de pelos e orifícios na pele interglúteo.
–TRATAMENTO DO CISTO PILONIDAL:
Na clinica de proctologia do Dr Paulo Branco:
RETIRADA DO CISTO PILONIDAL COM LASER SOB ANESTESIA LOCAL E SEMPRE COM FECHAMENTO DA FERIDA CIRURGICA.
YouTube: DÚVIDA ENVIADA PARA O CANAL DE VIDEO Proctologista Dr Paulo Branco
O paciente tem cisto pilonidal mas e atleta de alto nível na modalidade esportiva do JUDO e pergunta se poderá lutar.
Resposta: Dr Paulo Branco.
Toda modalidade esportiva que haverá contato corporal e queda como o futebol, vôlei, judo, lutas marciais deverá ser evitado pelos pacientes diagnosticados com o CISTO PILONIDAL porque haverá traumatismo no cisto com inflamação, sangramento e agudização da doença pilonidal no início com formação de edema como resposta inicial ao trauma mas que posteriormente se transformará em uma fibrose, um tecido endurecido que favorecerá a infecção local e nesta fase diagnósticamos a doença como crônica e de tratamento cirúrgico se sintomática.
Figura abaixo:
Prática do judô na fase crônica poderá reagudizar pelo trauma e aumentar o comprimento do trajeto do cisto:
Figura abaixo: