Pênis, contaminação pelo HPV, e o risco de câncer:




Verrugas de hpv na pele


Vírus do hpv:

Verrugas de hpv na pele contraída pela relação sexual sem preservativo.

É um um vírus que infecta exclusivamente a espécie humana, e tudo indica que infecta mais homens saudáveis, do que mulheres saudáveis, tendo uma prevalências entre 1,3% a 72,9%. 


– Incidência do Câncer de penis
:

Um estudo indicou uma incidência de 38,4 novos casos por 100 homens a cada mês.
– Idade: 74% entre os 14 e 24 anos.
Transmissão do vírus do hpv:

A mais frequente, relação sexual desprotegida, sem preservativo.


Comentário para as mulheres
: Não há mais duvida que o hpv causa câncer de colo de útero, e o homem e a principal causa de transmissão e manutenção ou persistência da infecção do colo do útero pelo hpv.

Pênis: locais mais frequentes dos vírus e verrugas:


Verrugas de hpv no penis.


1- Prepúcio ( pele).

2- Freio ou haste peniana.

3- Glande ( cabeça).

4- Coroa. 
– Evolução:

Infecções pelo hpv: A maioria das infecções são transitórias e assintomáticas e não causam nenhum sintoma clínico.

Conclusoes sobre os vírus do hpv no homem:

– 70% desaparecem em 1 ano.

– 90% desaparecem em 2 anos.

Média de duração de uma nova infecção: 8 meses. A infecção pelo hpv é menos provável de persistir em homens do que nas mulheres.
Hpv e câncer de pênis:



Incidência do câncer de penis no Brasil: Representa 2% de todos os tumores, sendo mais frequente nas regiões norte e Nordeste, e nestes pacientes há uma grande incidência de reinfecção pelo HPV, portanto parece haver uma maior incidência do câncer de penis quando a a infecção pelo vírus do hpv e mais persistente nos tecidos penianos, principalmente nos pacientes que não usam preservativos.
Comentário: Dr Paulo Branco.

Brasileiros e o uso do preservativo: Um estudo realizado no Brasil mostrou que os brasileiros estão esquecendo de usar o preservativo, principalmente entre os jovens, e idosos onde se observou um aumento nos índices das DSTs como o HIV, hepatites e HPV, e aumentou também na minha clinica o atendimento a estes pacientes.

 – Pedido: Dr Paulo Branco.

Preservativo e o idoso: Infelizmente os idosos não criaram o hábito de usar o preservativo nas suas relações sexuais, que melhorou com medicamentos para ereção. Por favor aproveitem a melhora da ereção com medicamentos, mas com segurança com o uso do preservativo, pedido estendido também para os jovens.

Circuncisão  como tratamento para as verrugas de hpv e a carga viral:

– Tenho realizado a circuncisão com laser, sob anestesia local, sempre buscando o melhor resultado estético e funcional. A circuncisão tem efeito protetor contra o câncer de pênis e também diminui a prevalências ou carga viral do hpv, se considerarmos que a maior concentração dos vírus do hpv está na pele que forma o prepúcio.

Excesso de pele que cria um meio favorável para o vírus do hpv:


Comentários: Dr Paulo Branco.
1- O câncer de pênis, é tão raro em homens circuncidados que quando ocorre é motivo de relato de caso.

2- Existem mais de 200 tipos de vírus do hpv, mas tipo 16, está diretamente relacionado com aproximadamente metade dos casos de câncer de pênis, sendo um fator de risco bem definido para a doença.