A pelhinha perianal também chamada de plicoma perianal poderá ser primariamente formada fora da abertura anal e será diagnosticada como uma hemorroida primariamente externa, fazer parte de uma hemorroida interna de grau IV assim como de uma fissura anal crônica onde a pelhinha perianal encobre a parte anterior dessa ferida.

Proctologista online
Proctologista online com canal de vídeos educativos no YouTube
pelhinha perianal

pelhinha perianal da fissura anal crônica

SINAIS E SINTOMAS PARA O DIAGNOSTICO DIFERENCIAL:

A pelhinha ou plicoma primário incomoda pelo aspecto estético e pela coceira causada pelas fezes que ficam depositadas dentro das preguinhas que formam o plicoma causando uma irritação local com irritação e coceira, já no plicoma sentinela que por fazer parte da fissura anal crônica os pacientes referem geralmente uma dor intensa acompanhada ou não de sangramento vermelho vivo durante as evacuações diferentemente das pelinhas que fazem parte da hemorroida interna grau IV que não apresentam dor as evacuações mas poderá apresentar um sangramento também vermelho vivo mas indolor.

DIAGNOSTICO DA PELHINHA PERIANAL:

O diagnóstico da pelhinha perianal será feito:

Exame clínico: Um médico experiente somente no olhar durante a inspeção clínica já confirmará o diagnóstico porque todas as pelhinhas ou plicomas primários estão para fora da abertura anal e pelo toque ou quando possível o exame endoscópico fará o diagnóstico diferencial com a fissura anal crônica que está geralmente na parte média do canal anal em 75% das vezes na comissura posterior e em 25% na comissura anterior e a hemorroida interna de grau IV que exigirá para a sua confirmação diagnóstica uma endoscopia do canal anal e mucosa retal local onde se origina esse grau de hemorroida.

Tratamento:

A retirada cirúrgica será a única forma de tratamento definitivo para as pelhinhas ou plicomas perianais e exigirá preparo do proctologista para saber fazer a cirurgia eficiente para cada tipo de Pelhinha sintomática:

– Pelinha primária ou hemorroida externa crônica:

Cirurgia: Faço a cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação.

– Pelhinha com a fissura anal crônica:

Cirurgia: Retirada da Pelinha, da fissura e diminuição da pressão do músculo esfíncter interno do ânus ou esfinterotomia.

– Hemorroida interna grau IV:

Cirurgia: Hemorroidectomia com laser sob anestesia local e sem internação.

Caso clínico: Plicoma perianal.

Retirado com linha de costura pelo paciente.

pelhinha perianal

pelinha perianal retirada com linha de costura pelo paciente

petinha perianal

pelinha perianal tratamento com podofilina