ASSISTA NA URL ABAIXO O VÍDEO EDUCATIVO DO PROCTOLOGISTA ONLINE QUE MOSTRA A FORMA CORRETA PARA IDENTIFICAR A FÍSTULA PERIANAL DE FORMA COMPLETA COM O SEU GUIA METALICO O QUE EVITARÁ A PRINCIPAL CAUSA DO INSUCESSO DAS CIRURGIAS CONVENCIONAIS PARA A FÍSTULA PERIANAL QUE É A RETIRADA PARCIAL OU INCOMPLETA DO TRAJETO DA FÍSTULA ANAL.

PROCTOLOGISTA ONLINE: Dr Paulo Branco.

ABSCESSO E FISTULA PERIANAL:

CONCEITO DOS ABSCESSOS E FISTULAS PERIANAL:

O ABSCESSO PERIANAL e uma coleção de secreção resultante da contaminação dos tecidos em volta do anus e reto por bactérias intestinais denominadas de COLIFORMES que passam da luz do reto para estes espaços através de orifícios existentes em uma linha chamada de pectinea que divide a mucosa do reto para cima e canal anal para baixo, esse ABSCESSO PERIANAL após drenar dará origem a um trágeto com dois orifícios que será diagnósticado como FISTULA PERIANAL.

QUADRO CLÍNICO DAS FISTULAS E DOS ABSCESSOS ANAIS:

Um ABSCESSO PERIANAL e potencialmente muito perigoso embora muitos HOMENS GAY’S ignorem até que progrida para um estágio mais crítico. Um ABSCESSO PERIANAL começa geralmente com uma sensação de dor na região anal e perianal que os HOMENS GAY’S  costumam erroneamente atribuir  a alguma experiência sexual anterior, então é melhor definir que a dor no sexo anal decorre da  distenção do músculo endincter interno do anus associado a uma ma lubrificação e relaxamento do músculo anal associado a um ativo apresadinho ou fora de controle e não por ABSCESSO PERIANAL. A vergonha e constrangimento dos HOMENS GAYS em muitos casos foi o que me relataram durante a consulta na minha CLINICA DE PROCTOLOGIA PARA O HOMEM GAY  como a principal causa de não procurarem o medico na fase inicial do ABSCESSO PERIANAL e da FISTULA PERIANAL. Embora a infecção possa ser causada por um ferimento durante um ato sexual, quase empresa ela é resultante de um fragmento de fezes capturadas pelas glândulas anais que se multiplicam no interior dessas glândulas formando inicialmente uma inflamação dolorosa chamada CRIPTITE ANAL e posteriormente um ABSCESSO PERIANAL. Conforme essa infecção progride poderá crescer e espalhar-se para os esfíncteres e tecido gorduroso ao redor do anus e reto. A infecção forma uma cavidade onde se acumula o pus. Uma vez estabelecido o ASBCESSO PERIANAL refugia-se sob a pele lentamente destruindo porções cada vez maiores de tecidos e a pele ficará avermelhada com aumento da temperatura local e extremamente dolorosa o que chamamos de DOR, CALOR, TUMOR E RUBOR. Se não houver intervenção do medico o ABSCESSO ANAL irá romper a pele e fazer uma drenagem expontânea. Embora ansensavao imediata seja de alívio, o problema não estará totalmente resolvido porque o orifício não será grande o suficiente para drenar completamente a cavidade o que requer uma intervenção do PROCTOLOGISTA para uma drenagem completa dando origem em uma fistula perianal que ocorrerá em 11,6% dos ABSCESSOS PERIANAIS. A FISTULA PERIANAL poderá cicatrizar expontâneamente ou permancer aberta formando novos ABSCESSOS ANAIS que ocorrerá em cerca de 36,6% dos casos drenados.

COMENTÁRIO: Proctologista Dr Paulo Branco.

SEXO ANAL  não causa nem ABSCESSO PERIANAL E MUITO menos FISTULA PERIANAL foi a minha conclusão durante os 16 anos tratando de pacientes GAY’S que mantinham RElAÇÃO ANAL

COMENTÁRIO: PROCTOLOGISTA Dr Paulo Branco.
Verrugas de HPV podem obstruir as papilas anais e causar FISTULA PERIANAL, veja na figura abaixo:

DIAGNÓSTICO DAS FISTULAS E ABSCESSOS ANAIS:
E feito pelo quadro clínico e exames radiológicos específicos. O abscesso está bem definido ao exame clínico local pela pela avermelhada, abaulada é extremamente dolorosa e a FISTULA PERIANAL eu procuro sempre pelo orifício externo de drenagem na pele perianal e pelo trajeto da fistula que será palpado como um cordão fibroso logo abaixo da pele e na direção da abertura anal e em cerca de 30% dos pacientes com a FISTULA PERIANAL poderemos identificar a glândula inflamadas e aumentada que deu origem ao ABSCESSO PERIANAL e posteriormente a FISTULA PERIANAL.

TRATAMENTO DO ABSCESSO E FISTULA PERIANAL:

– ABSCESSO PERIANAL: Drenagem ampla associada a antibióticos adequados que faço sob anestesia local e sem internação.

FISTULA PERIANAL: Faco a retirada da FISTULA PERIANAL COM LASER COM FECHAMENTO DA FERIDA CIRURGICA.

Atenção: Não trato com SETON.

CASO CLINICO DE ABSCESSO PERIANAL: