Paciente me passou um WhatsApp falou que o seu médico proctologista não quiz explicar como é a cirurgia para fissura anal crônica:

Fissura anal cronica:

– Definição da fissura anal cronica:

A fissura anal aguda geralmente tem um tempo de evolução até 3 meses e a partir de 3 meses a fissura anal será crônica e as outras diferenças são os achados teciduais nos quais a fissura anal crônica tem os bordos irregulares e endurecidos sendo também a ferida mais profunda até praticamente o corpo do músculo esfíncter interno do ânus.

– Causa da fissura anal:

A causa mais aceita para a fissura anal crônica é a pressão aumentada do músculo esfíncter interno do ânus que diminui a chegada de oxigênio para a cicatrização da fissura anal aguda ou crônica e portanto qualquer tratamento proposta para a fissura anal terá como alvo diminuir a pressão do musculo esfíncter interno do anus sendo esse esfíncter responsável pela pressão de repouso do anus, traduzindo mantem a abertura anal fechada e se o medico proctologista não tiver experiência e diminuir demais a pressão deste músculo haverá o risco do paciente ficar com uma incontinência anal que é a perda sobre o controle da evacuação por isso o medico desse caso clinico teve medo de falar para esse paciente do risco da incontinencia anal.

Porque o proctologista não explicou para o paciente o que seria feito na cirurgia?

Resposta: Pelo risco da incontinência anal.

– EXPLICANDO PARA O PACIENTE SOBRE A CIRURGIA QUE SERÁ REALIZADA:

Na consulta eu explico com ilustracões sobre a cirurgia que será feita para o tratamento cirúrgico da fissura anal crônica que poderá ter a abordagem pela abertura anal ou pela sua lateral e constara na retirada da fissura anal crônica e diminuição no máximo de 30% da pressão do músculo esfíncter interno do ânus com laser sob anestesia local e sem internação e o paciente receberá um guia com as orientações comportamentais e nutricionais para o pós-operatorio.

Etapas da cirurgia para a fissura anal crônica com laser sob anestesia local e sem internação:

EXPLICANDO A ANESTESIA LOCAL COM OU SEM SEDAÇÃO LEVE:

EXPLICANDO A CIRURGIA COM LASER SEM O RISCO DA INCONTINÊNCIA ANAL:

EXPLICANDO O LOCAL E A  EXTENSÃO DA FISSURA E O ISOLAMENTO DO MUSCULO ANAL ESFINCTER INTERNO:

EXPLICANDO COMO FAZER A DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO DO MÚSCULO ESFINCTER INTERNO DO ÂNUS:

EXPLICANDO PARA O PACIENTE SOBRE AS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS E COMPORTAMENTAIS PARA O PÓS-OPERATÓRIO DA FISURA ANAL COM LASER:

Proctologista: Dr Paulo Branco.

GUIA PÓ-OPERATORIO PARA CIRURGIA DA FISSURA ANAL COM LASER SEM INCONTINENCIA ANAL:

YOUTUBE: Canal com mais de 450 vídeos educativos das doenças proctologicas diagnósticadas e tratadas com laser sob anestesia local e sem internação.

Youtube com canal de videos de fissura anal