FISSURA ANAL POR DOENCA DE CROHN QUE RETORNOU APÓS TRATAMENTO CIRÚRGICO:

Fissura Anal por Doença de Crohn:

Definição de doença de Crohn

A doença de Crohn faz parte das doenças inflamatórias intestinal juntamente com a Retocolite Ulcerativa Inespecifica e se caracteriza por lesões ou feridas saltitantes que poderão esta presentes da boca até o ânus  de aspecto granulomatoso ou avermelhado não caseificanta para diferenciar da tuberculose que é caseificante com um comportamento transmural, isto é que destrói os tecidos por isso que poderá causar no ânus a fissura anal e a fistula perianal por doença de Crohn.

fissura anal por doenca de Crohn

fissura anal por doença de Crohn

Foto: Fissura anal por doença de Crohn: Veja o aspecto do tecido dessa fissura anal por doença de Crohn, esponjoso e avermelhado que um medico proctologista experiente que ja tenha operado muitos casos da fissura anal crônica mais frequente desconfia de uma doença de Crohn.

Sintoma da fissura anal por doença de Crohn:

Diferentemente da fissura tradicional a dor tinha uma intensidade menor nos pacientes com doença de Crohn e uma localização diferente.

Localização da fissura pela doença de Crohn na abertura anal:

As fissuras anais aguda e crônica mais frequentemente se formam nas comissuras anterior e posterior da abertura anal enquanto as por doença de Crohn, Retocolite Ulceratica, Sífilis, Tuberculose, Leucemia, Câncer de ânus e HIV nas paredes laterais da abertura anal sendo esta informação muito importante e sugere a causa da fissura anal.

Foto abaixo: É uma fissura anal crônica que não tem a doença de Crohn, embora o aspecto macroscópico lembre o descrito acima para doença de Crohn.

fissura anal cronica por doença de Crohn
fissura anal crônica na comissura posterior tratada com laser

Diagnostico da fissura anal na doença de Crohn:

O diagnostico de certeza da fissura anal por doença de Crohn será feito somente pelo exame anátomo-patológico de uma biópsia ou pela retirada da cirúrgica da fissura anal que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.

IMPORTANTÍSSIMO: O resultado do exame Anátomo-Patológico é característico da doença de Crohn e deverá ter o granuloma de corpo estranho e as células gigantes tipo Langhans como na foto abaixo.

Manometria anorretal: Seria o exame ideal para os pacientes com doença de Crohn mas logicamente deverá ser feito fora da fase aguda da doença e medirá a pressão dos músculos responsáveis pela continência anal.

manometria anorretal

Tratamento da fissura anal por doença de Crohn:

Medicamentoso: O tratamento inicial da fissura anal por Crohn devera focar no controle da diarreia e depois o medicamentoso e Sweeyney et al. reviram a história natural das fissuras de Crohn em 6I pacientes, nos quais a fissura anal foi a única doença anal. A cicatrização da fissura ocorreu em 42 dos 6I pacientes ( 60,8%) durante o tratamento medicamentoso da doença de Crohn.

Cirúrgico: Se a fissura anal por doença de Crohn persistir com o tratamento conservador, deve ser realizada a sua retirada cirúrgica com esfincterotomia minima que faço com laser sob anestesia local sem internação.

Laser: Esfincterotomia

DÚVIDA DO PACIENTE:

DOUTOR DEVO FAZER A CIRURGIA NOVAMENTE?

fissura anal por doença de Crohn

Caso clínico: Paciente enviou a dúvida para o WhatsApp do proctologista Dr Paulo Branco.

fissura anal por doença de crohn

Exame realizado pelo paciente:

Colonoscopia:

fissura anal por doença de crohn

Foto da fissura anal por Doença de Crohn que retornou após cirurgia:

fissura anal por doença de crohn

DIAGNOSTICO DA DOENÇA DE CROHN?

Diagnóstico de certeza da doença de Crohn será confirmado pelo resultado do exame anatomopatológico da biopsia da fissura anal antes ou da peça cirúrgica retirada:

fissura anal por doença de crohn

Cirurgia completa com laser: