Estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas tratada erradamente pela fisioterapia do assoalho pélvico:

Casos clínicos enviados para a fanpage do Dr Paulo Branco:

Estreitamento anal após cirurgia Hemorroidas

Estreitamento anal após cirurgia para Hemorroidas.

Conceito de estreitamento anal:

E o fechamento parcial ou total da abertura anal observado com maior frequência após a cirurgia tradicional para as Hemorroidas que ocupam toda a circunferência da abertura anal e estamos falando das Hemorroidas internas grau IV.

Estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas internas grau IV

Causa do estreitamento anal:

A causa do estreitamento anal e a incompetência do médico proctologista que ao manusear o tecido Hemorroidario para a retirada dos vasos sanguíneos hemorroidarios retira tecido em excesso no anoderma não obedecendo o princípio básico e correto que será deixar tecido sadio chamados de pontes entre as feridas cirúrgicas porque será a partis dessas pontes de tecidos normais que ocorrerá a cicatrizacao das feridas cirúrgicas acima referidas e criadas pelo proctologista.

Figura abaixo: Hemorroidas internas grau IV tratadas erradamente por retirar muito tecido com pontes finas ou mesmo sem pontes largas para uma cicatrização correta.

Estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas

Hemorroidas internas grau IV

Diagnóstico do estreitamento anal:

Eu faço somente pelo toque retal que será fundamental para diferenciar entre o estreitamento anal da estenose anal por tecido de cicatrizacao resultante da forma errada do médico proctologista realizar a retirada das Hemorroidas.

Estreitamento anal

– Diagnóstico desse paciente do caso clínico acima:

Proctologista: Dr Paulo Branco.

Havia um estreitamento anal por pressão aumentada do músculo esfíncter interno do anus associado a uma ferida que não cicatrizou diagnósticada como fissura anal residual.

Tratamento do estreitamento anal com fissura anal residual:

– Conduta do seu proctologista:

Fisioterapias do assoalho pélvico realizadas:

Estreitamento anal e fisioterapia do assoalho pélvico

Foi indicado erradamente a fisioterapia que não obteve nenhuma melhora clínica referida pelo paciente:

Fisioterapia errada para estreitamento anal:

Dilatação anal com os dedos e pelo paciente na sua residência orientado pelo se proctologista e depois dilatacao com vela de Hegar na clínica: A dilatação como método primário de tratamento para o estreitamento anal está abandonado pelo risco de causar uma incontinência anal.

Biofeedback: E um reaprendizado do cérebro para contrair o músculo anal e para recuperar a contração ou tônus por isso está indicada para a incontinência anal leve e moderada.

Exércicio de Kegel: poderá ser usado para aumentar o tônus e para o relaxamento do músculo anal mas para músculos estriados.

Cirurgia com laser:

Tratamento correto para o estreitamento anal após cirurgia tradicional para Hemorroidas com fissura residual que faço a retirada da fissura anal residual e diminuição da pressão do músculo esfíncter interno do anus con laser sob anestesia local e sem internação evitando sempre o risco da incontinência anal.

Estreitamento anal tratado com laser

VIDEOS: ESTREITAMENTO ANAL

Caso clínico:

Diagnóstico diferencial da causa do estreitamento anal se por contração do músculo anal ou cicatriz?

Toque retal:

– Contração do músculo anal?

– Cicatriz após cirurgia para Hemorroidas?

ESTREITAMENTO OU ESTENOSE ANAL:

Importante: Guia pós-operatório com as orientações nutricionais e comportamentais para o pós-operatório porque as fezes com volume e macias modelam a abertura anal.