Cisto pilonidal ( Link para o canal de videos do proctologista Dr Paulo Branco) em 2019 tratadas pela cirurgia fechada com laser pelo médico proctologista Dr Paulo Branco:

O cisto pilonidal ( Link o site do proctologista Dr Paulo Branco) é uma doença que tem uma relação causal com traumatismos na região do osso sacro ou pela penetracao das bactérias que vivem na superfície da pele pelo orifício até atingirem o folículo piloso e aí poderam causar incialmente o abscesso pilonidal que representa a fase aguda da doença para depois de drenado dá origem a uma trajeto que será a fase crônica.

Diagnostico:  ( Link para o blog de proctologia Dr Paulo Branco)

Inspeção e exame físico: Será confirmado pela presença dos orifícios do cisto pilonidal na superfície da pele.

Tratamento do cisto pilonidal:( Link para o site de proctologia do Dr Paulo Branco)

1- Fase aguda ou de abscesso:

Drenagem ampla e antibióticos de amplo espectro.

3- Fase crônica do cisto pilonidal:

Retirada de todo o trajeto do cisto pilonidal com laser sob anestesia local e sem internação.9

– Casuística:

Fase aguda ou de abscesso: 10%.

Abscesso pilonidal

abscesso pilonidal

Fase crônica ou de trajeto formado: 90%.

cisto pilonidal vejam os pelos saindo pelos orifícios da pele

cisto pilonidal causado por pelos.

Reoperacao por recidiva do cisto pilonidal: 40%.

Causas do retorno do cisto pilonidal:

1- Fechamento errado da ferida cirúrgica: A principal causa da recidiva ou retorno dos casos de cisto pilonidal que o proctologista Dr Paulo Branco reoperou no seu hospital no ano de 2019 resultou o fechamento errado da ferida cirúrgica resultante da retirada do cisto pilonidal pela cirurgia tradicional feira sob anestesia geral como mostra a figura abaixo:

2- Curetagem no leito do cisto pilonidal: Essa técnica de curetagem do cisto pilonidal eu já abandonei há 20 anos por deixar trajeto do cisto pilonidal e tecido infeccionado.

Cirurgias do cisto pilonidal deixada aberta: Eu não deixo a ferida aberta porque esses pacientes são geralmente jovens e estão na fase produtiva das suas vidas e alguns são esportistas e deixar a ferida aberta é um martírio, um sofrimento para esses pacientes que final de 3 meses a 2 anos com a ferida aberta.

cisto pilonidal

cisto pilonidal veja o fechamento correto da ferida cirurgica após a retirada do cisto pilonidal com laser sob anestesia local e sem internação.

cisto pilonidal

cisto pilonidal cirurgia com a ferida aberta e a cirurgia fechada apos a retirada do cisto pilonidal com laser sob anestesia local sem internação.

Conduta: Dr Paulo Branco.

Cirurgia de retirada do cisto pilonidal com laser sob anestesia local e sem internação e sempre com fechamento da ferida cirúrgica para evitar o sofrimento da ferida cirúrgica deixada aberta.

cisto pilonidal retirado comlaser e com fechamento correto da ferida cirúrgica.

cisto pilonidal cirurgia fechada com laser: Veja o cisto totalmente retirado e a ferida fechada de forma correta e a retirada dos pontos:

cisto pilonidal veja o aspecto final após retirada dos pontos.

cisto pilonidal aspecto final da cirurgia com laser feita com anestesia local e sem internação.