Prolapso do reto na paciente idosa de 82 anos.

Médico proctologista: Dr Paulo Branco. 

 

 

Caso clinico de prolapso de reto em paciente de 82 anos por flacidez dos músculos do assoalho pélvico: 


Causa do prolapso de reto: O prolapso de reto é mais frequente em mulheres multíparas isto é que tiveram várias gestações que comprometeram a musculatura de sustentação do assoalho pélvico determinando a saída ou prolapso somente da mucosa do reto chamado de  prolapso incompleto ou de todas as camadas da parede do reto diagnosticado como prolapso retal completo.

No vídeo o médico proctologista Dr Paulo Branco mostra os músculos responsáveis pelo prolapso do reto na paciente idosa:


Causa do prolapso do reto: Flacidez muscular.


Sinais e sintomas do prolapso de reto:

Referem as pacientes  que inicialmente o prolapso retornavá  para dentro do reto expontâneamente mas em um estágio mais avançado só retorna para dentro do reto com manobra digital. O prolapso retal tende aparecer quando a paciente está em de pé ou caminhando e poderá causar como sintomas principais o sangramento, mucorréia ou corrimento frequente e muitas vezes incontinência anal com saída de muco e fezes sólidas gerando um grande constrangimento para essa senhoras.

Estudo com 22 pacientes diagnosticados com  prolapso de reto completo, os sintomas observados foram:

– Prolapso retal em todos os pacientes com ou sem esforço evocatório.

– Sangramento retal em 13 pacientes ( 59% ).

– Incontinência anal em 8 pacientes ( 36% ).

– Dor anal em 4 pacientes ( 18% ).

– Constipação crônica em 4 pacientes ( 18% ).

– Aproximadamente 24 % das mulheres eram portadoras de patologias ginecológicas associadas:

Retocele em 4.

Prolapso uterino em 2.

Cistocele ( queda da bexiga) em 2.

Como eu faço o diagnóstico do prólapso de reto no paciente idoso:

Através do exame clínico eu sempre confirmo o  diagnóstico do Prolapso do reto no paciente idoso e será feito pela inspeção clínica e pelo toque retal que definira o tamanho da abertura anal o que será de grande importância para a colocação da tela na cerclagem anal que realizo.

O diagnóstico diferencial entre o prolapso de reto com o Prolapso das hemorroidas:


 

Tratamento do prolapso de reto na mulher idosa de 82 anos:
Tenho uma experiência de 20 anos realizando a CERCLAGEM ANAL com tela sobre anestesia local e sem internação essa técnica deverá ser feita nos pacientes que não tem condições clínicas de realizar a cirurgia pela via abidominal pela mortalidade que é proibitivo e a cerclagem anal faz retornar para essas pacientes idosos uma qualidade de vida decente e diga que eles merecem.


Veja na foto um prolapso de reto completo e os locais ou portais por onde a tela será colocada para a cerclagem do reto:




 

Conclusão sobre a cirurgia de cerclagem anal  para tratamento do prólapso retal em pacientes idosos sob anestesia local com sedação leve e sem internação: É uma técnica para tratamento do prolapso retal para pacientes idosos com alto risco cirúrgico que não apresentam condições clínicas para realização da cirurgia do prolapso retal pela via abdominal pelo elevado índice de mortalidade sendo assim muito beneficiados com o tratamento do prolapso  retal pela cerclagem anal.



Médico proctologista que realiza o tratamento do prolapso de reto nas pacientes idosas por cerclagem da abertura anal com prótese : Dr. Paulo Branco

Proctologista trata o prolapso de reto no paciente idoso pela cerclagem anal sob anestesia local e sem internação.

Prolapso de reto na paciente idosa tratada pela cerclagem anal sob anestesia local e sem internação pelo medico proctologista Dr Paulo Branco.