Pelinhas ou plicomas.

Vídeo o proctologista mostra a pelinha ou plicoma perianal próximo ao orifício de uma fistula perianal.


Vídeo mostra o proctologista Dr Paulo Branco categorizando a fistula com o seu guia metálico para evitar a cirurgia incompleta:

Proctologista online: Dr Paulo Branco.( site) 

Vamos aprender sobre o diagnostico diferencial das pelinhas ou plicomas perianais com as principais doenças proctologicas o que será decisivo para um diagnostico correto e um tratamento com bom resultado.


Pelinha ou plicoma somente x hemorroida interna de grau IV:

A primeira diferença diagnóstica mais frequente na minha clinica e de capital importância para um diagnóstico diferencial correto é capital para o resultado do tratamento indicado.



Pelinha ou plicoma x fissura anal crônica:(video sobre a cirurgia das grandes hemorroidas que causam constrangimento).
A segunda diferença diagnóstica mais frequente na minha clinica,  foi saber quando a pelinha ou plicoma encobria um vaso diagnósticada como uma hemorroida externa ou fazia parte de uma ferida chamada de fissura anal crônica, saber fazer essa diferença terá uma relação direta com a indicação e o bom resultado do tratamento.

Vídeo a seguir mostra o plicoma sentinela presente na fissura anal crônica:


Veja a diagnostico diferencial na foto abaixo:

– Quando é somente uma hemorroida externa: A pelinha terá a cor da pele normal, e molinha e tem mobilidade ao toque e tem um vaso abaixo dela sob a pele que a forma de modo que os pacientes referem que essa pelinha estufa ou aumenta algumas vezes e normalmente não apresenta sangramento e ao toque na maioria dos casos pude observar um anus contraído ou hipertônico.

Ver na foto abaixo:

Quando faz parte de uma fissura anal crônica: Quando a pelinha faz parte de uma fissura anal crônica e chamado de plicoma sentinela e poderá ser de cor avermelhada e dolorida ao toque na fase aguda da fissura  e um pouco esbranquiçada e endurecida pela fibroso instalada na fase quiescente ou assintomática da fissura e o diferencial maior será a dor intensa acompanhada algumas vezes de um sangramento vermelho vivo principalmente após evacuar fezes endurecidas.

Glândula aumentada dentro do anus: Essa glândula e diagnósticada como papilite hipertrofica e está presente em 30% dos pacientes somente com fissura anal crônica.
Ver a glândula na foto abaixo:

Tratamento da pelinha anal com laser sob anestesia local e sem internação:
– Pelinha que incomoda pela estética, dificuldade para fazer a higiene e coceira pela dermatite local provocada por detritos de fezes que entram nas preguinhas do plicoma: Faço somente a retirada da preguinhas com laser sob anestesia local e sem internação.

Pelinha que faz parte da fissura anal crônica:Eu retiro a pelinha, a ferida e a glândula anal aumentada ou papilite hipertrofica com laser sob anestesia local e sem internação e para a fissura é fundamental diminuir a pressão do músculo anal esfíncter interno responsável pela presença da fissura anal crônica o que não faço somente para a pelinha ou plicoma.

pelinha da fissura anal crônica chamada de plicoma sentinela.


Diagnóstico diferencial da pelinha ou plicoma perianal com as principais doenças que acometem a região perianal:
Será de grande importância didática para o seu aprendizado:

– Pelinha perianal x verrugas de hpv:

– Pelhinha ou plicoma x fistula perianal:
Vídeo mostra a pelinha e a identificação da fistula que o proctologista Dr Paulo Branco faz com o quia metálico idealizado por ele:

– Pelhinha ou plicoma x trombose hemorroidaria:

Pelinha ou plicoma perianal x glândula inflamada ou papilite hipertrofica:

Pelinha perianal x prolapso de reto: