– Dor após cirurgia de hemorroida:

O medo da dor no pós-operatório da cirurgia de hemorroida, faz com que muitos pacientes posterguem a cirurgia e deixam de fazer procedimentos menos agressivos na fase inicial da doença hemorroidariae sempre falo para todos os pacientes operados com o laser de hemorroida na minha clinica que não há cirurgia proctológica isenta de dor no pós-operatório.

Hemorroida cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação:

– Conduta durante a cirurgia da hemorroida para diminuir a dor  pós-operatória:

Evitar a retirada de muitos tecidos durante a retirada das hemorroidas, que deixará feridas cirúrgicas maiores e mais doloridas:

Hemorroida veja a retirada de pouco tecido com o laser, o que afasta o risco de estreitamento e contribuirá para a diminuição da dor no pós-operatório.

Hemorroida: Retirada de muito tecido ou anoderma que causará mais dor no pós-operatório.

Diminuir a pressão do músculo esfíncter anal interno em pacientes abaixo de 50 anos.

Conduta após a cirurgia para hemorroida:
Guia com orientações nutricionais e comportamentais para o pós-operatório de cirurgia de hemorroida

Evacuações: Eu peço muito para os meus pacientes operados de hemorroida com laser não terem medo de evacuar, porque as fezes iram se acumular no reto e irá se formar um bolo fecal endurecido e grande que causará uma dor intensa com sangramento.

Sangramento causado pelas fezes endurecidas na foto acima

Bolo fecal endurecido que irá machucar a ferida cirúrgica após retirada das hemorroidas:

2 litros/água.

Ingestão de 30g de fibras/dia:

Analgésico, anti-inflamatórios e antibióticos  isso para alguns pacientes com risco para contrair infecção: Idosos, quimioterapia, transplantadas e diabéticos.

anti bióticos

Laser de baixa potência: Tenho usado para estimular a cicatrização com intervalos de 7 dias após a cirurgia para hemorroida.
Retornar na clinica a cada 7 dias: É muito importante para observar a formação do tecido de cicatrização chamado de granuloma e a infecção local apesar de ser uma cirurgia contaminada por ter contato com as fezes e em pacientes jovens, a infecção das feridas cirúrgicas na cirurgia para hemorroida tem baixa incidência.

Toque: Importantíssimo porque a complicação mais temida pelo médico e seu paciente e o estreitamento anal que poderá ser diagnosticado precocemente pelo toque diferenciando também o estreitamento anal da hipertonia do músculo anal.

Acompanhamento pelo Whats App:

Combino com os meus pacientes um acompanhamento diário a qualquer hora pelo Whats App ou celular o que será fundamental principalmente na primeira semana.