ARTIGO MÉDICO: HEMORRÓIDA ( Link para o canal de videos no youtube sobre a causa, diagnostico e tratamento com laser das hemorróidas).

Foto: HEMORROIDA INTERNA DE GRAU III,

Conduta: FOI TRATADA PELA  LIGADURA ELASTICA GUIADA PELO DOPPLER.

Hemorroida pinçada no dedo do proctologista Dr Paulo Branco.

CONCEITO DE HEMORRÓIDA( Link para o blog do proctologista Dr Paulo Branco):
Na anatomia normal existe um coxim na parte interna do anus formado de tecidos e vasos chamados de hemorroidarios que tem a função de ajudar a manter fechada a abertura anal, quando esses vasos dilatam e geram sintomas, como o sangramento, prurido, ardência a doença tem o nome também de HEMORROIDA.

anatomia que mostra os vasos hemorroidários ( bolinhas azuis) na parede do anus e reto.

2- CAUSAS DAS HEMORRÓIDAS( link para o blog do proctologista Dr Paulo Branco):
As HEMORRÓIDAS Não tem uma causa definida, porém está associada a uma alimentação pobre em fibras associada a baixa ingestão de líquidos e a comportamentos e hábitos como ficar sentado no trabalho por longos períodos de tempo, assim como de ficar sentado no vaso sanitário e fazendo força para evacuar o que dificulta o retorno venoso com ingurgitamento e dilatacao dos vasos hemorroidarios.

alimentação pobre em fibras, saladas, verduras e legumes e sendo mais frequente nos pacientes que fazem força para evacuar:

fezes endurecidas pela alimentação pobre em fibras que causam hemorróidas.

hemorroida causada pela esforço para evacuar.

3- SINTOMAS DAS HEMOROIDAS:
1-Sangramento: O principal é o sangramento indolor, que goteja no vaso sanitário o que difere do sangrameto doloroso da fissura anal e dos tumores que o sangue vem junto com as fezes.
2- Prurido / Coceira: pela secreção que drena e irrita a pele.
3- Estética perianal: muitos pacientes além desses sintomas não gostam do aspecto estético determinado pela presença de pelinhas na volta da abertura anal que dificulta a higiene.

4- CLASSIFICAÇÃO DAS HEMORROIDAS:
– Internas:
De 1 e 2 graus, que estão dentro do reto e poderão da ardência e Sangramento.

classificação das hemorróidas.

5- TRATAMENTO DAS HEMORRÓIDAS:

O bom resultado do tratamento das HEMORRÓIDAS terá uma relação direta com um diagnostico correto pelo MÉDICO PROCTOLOGISTA.
Medicamentos: pomadas e comprimidos.
Ligadura elástica:
– Grampeamento: Não indico por achar muito agressiva e prefiro fazer a LIGADURA ELÁSTICA GUIADA PELO DOPPLER que realizo na propina clinica.
– THD: Não indico porque prefiro a LIGADURA ELÁSTICA que funciona sendo menos agressiva.

HEMORROIDA INTERNA DE  3 grau:
E reduzida com o dedo para dentro do reto:
Tratamento:
Dieta + Medicamentos oral e local + ligadura elástica .

ligadura elástica tratada pela ligadura elástica.

hemorroida interna de grau 3 tratada pela ligadura elástica.

ligadura elástica para o tratamento das hemorróidas de grau III.

hemorroida interna de grau III sendo tratada pela ligadura elástica guiada pelo doppler.

De 4 grau:
Cirurgia: com o laser de CO2.
Cicatrizacao: Laser de baixa potência.

hemorroida interna de grau IV que realizo o tratamento com laser sob anestesia local e sem internação.

hemorroida interna de grau IV tratada pela cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação.

HEMORROIDA COMO SABER SE RETORNOU APÓS AS CIRURGIAS  PPH, THD E A CONVENCIONAL E  QUAL A CONDUTA QUE DEVEMOS TOMAR:

Proctologista: Dr Paulo Branco.

ATENÇÃO: AS HEMORROIDAS COM INDICAÇÃO PARA O PPH /THD EU FAÇO A MAGROLIGADURA ELÁSTICA GUIADA POR DOPPLER.

ATENÇÃO: AS PELINHAS EU AS RETIRO PELA CIRURGIA COM LASER SOB ANESTESIA LOCAL E SEM INTERNAÇÃO.

HEMORROIDA GRANDES QUE O PROCTOLOGISTA RELIZOU MAIS DE UMA CIRURGIA CONVENCIONAL E MESMO ASSIM FICARAM PELINHAS: