Fistula perianal tratada com colostomia e seton, caso clínico em discussão com o proctologista Dr Paulo Branco.

CASO CLÍNICO: Fistula perianal tratada pela colostomia e seton.( Link para o blog do proctologista).

Fistula perianal( Link para o site do proctologista Dr Paulo Branco):

– ORIGEM: A fistula perianal e formada por um trajeto que comunica um orifício externo nas nadegas  por onde drenou um abcesso perianal tipo furúnculo que formou este trajeto fistuloso e um orifício interno que se originou de uma glândula anal que foi infectada pelas bacterias das fezes originando uma CRIPTITE  que posteriormente se transformou em um ORIFICIO INTERNO  da fistula localizado dentro do canal anal em uma região anatomica conhecida como linha denteada.

Comentário: Paulo Branco.

Calcula-se que a causa da FÍSTULA PERIANAL  em aproximadamente 80% dos casos seja a infecção das glândulas anais e decorrente da ruptura de um abscesso originado dessas glândulas.

DIAGNOSTICO: Os pacientes geralmente referem uma história de drenagem de um abscesso perianal expontânea ou cirurgicamente e passa a eliminar uma secreção purulenta perianal, relativamente indolor e a dor poderá está presente nos casos das fistulas com retorno ou recidiva do abscesso. Na inspecção da pele perianal poderemos observar um ou mais  orifícios que as vezes poderão apresentar uma pequena drenagem de secreção e na palpação um cordão fibroso e endurecido poderá ser sentido por um medico proctologista experiente no diagnostico da fistula perianal. 

TRATANMENTO: N a minha clinica o padrão ouro que sigo será a RETIRADA DA FISTULA COM LASER SOB ANESTESIA LOCAL E SEM INTERNAÇÃO.

Paciente com FISTULA PERIANAL( Link para o site do proctologista Dr Paulo Branco)  refere ter formado um abscesso perianal tratado por colostomia e drenagem e depois formou uma fistula perianal tratada pelo seton:

 

CASO CLINICO: EM 32 anos de experiencia fazendo a retirada da fistula perianal nunca fiz uma COLOSTOMIA  e muito menos passei um SETON.

Fistula perianal eu nunca fiz em 32 anos uma colostomia e nem coloquei um seton.( Link para o site do proctologista Dr. Paulo Branco).

Minha conduta será sempre retirar toda a fistula perianal com o laser sob anestesia local e sem internação e sempre fechar a ferida cirurgica para evitar o sofrimento da ferida aberta em uma região contaminada o que encurtará também o tempo de cicatrização.

fistula perianal

fistula perianal tratada com laser

About the Author:

Leave A Comment

Agende sua consulta agora mesmo!

Marque sua Consulta pelo Whatsapp!