FISTULA PERIANAL CURTA:( Link para o site do proctologista Dr Paulo Branco).

FIGURA ABAIXO: Caso clínico enviado para o WHATASAPP DO PROCTOLOGISTA ONLINE( link para o site do proctologista )  Dr Paulo branco.

ATENÇÃO: Comentário do proctologista online para este caso.

Quero chamar a atenção para os EXAMES DESNESSARIOS E CAROS ( COLONOSCOPIA, RESSONANCIA MAGNETICA  E ULTRASSONOGRAFIA) solicitados em uma CLINICA POPULAR DE PROCTOLOGIA para uma FISTULA PERIANAL( Link para o blog do proctologista Dr Paulo Branco). de trajeto muito curto que fazendo uma anuscopia e usando o meu guia consegui facilmente identificar toda a fistula e retira-la com o laser e fechar a ferida cirurgica.

fistula perianal curta

fistula perianal curta e exames desnecessários que retardaram a cirurgia.

FISTULA PERIANAL( link para o blog do proctologosta Dr pAULO bRANCO).

– ORIGEM DA FISTULA PERIANAL: A FISTULA PERIANAL começa pela contaminação de uma das 12 glândula perianais pelas bactérias fecais que dentro desta cresce, se multiplica para em seguida formar o abscesso perianal que drenará na pele das nadegas.

glândula inflamada que deu origem a fistula perianal.

– ABSCESSO PERIANAL: Esse abscesso se traduz clinicamente pelo aparecimento na pele perianal de uma área avermelhada, com aumento da temperatura e extremamente dolorosa ao toque. e este abcesso formará praticamente o mesmo trajeto da fistula perianal.

Tratamento nesta fase de abscesso: Drenagem ampla e antibióticos de largo espectro.

Resultado: Geralmente há uma regressão total do abscesso e da induracao.

Retorno do abscesso: As chances do abscesso se formar novamente são  10%.

Abcesso pilonidal drenado dando origem a fistula perianal.

FÍSTULA PERIANAL:( Link para o blog do proctologista Dr Paulo Branco).

As chances da formação de uma FISTULA PERIANAL após a drenagem do abscesso perianal será de 11,6%.

– CONSTITUIÇÃO DA FISTULA PERIANAL:

A FISTULA PERIANAL é formada por um trajeto e dois orificios, um interno formado junto com a glândula inflamada e o outro orifício na pele perianal no exato local onde drenou o abscesso perianal.

CLASSIFICACAO DA FISTULA PERIANAL:

NUMERO DE TRAJETOS:

Fistula simples: formada por um trajeto.

Fistula complexa: formada por mais de um trajeto.

COMPRIMENTO:

DIAGNOSTICO DA FISTULA PERIANAL:

O diagnostico eu faço pelo exame clinico e pela palpação do trajeto da FÍSTULA PERIANAL como o cordão fibroso e para as fistulas compridas e com mais de um orifício na pele perianal peço a Ressonância Magnética.

TRATAMENTO DA FISTULA PERIANAL:

O padrão ouro na minha clinica para o tratamento da FISTULA PERIANAL será a sua retirada com o LASER SOB ANESTESIA LOCAL E SEM INTERNAÇÃO.

Fistula perianal curta

DISCUSSÃO SOBRE AS CONSEQUENCIAS DO COMPRIMENTO DAS FISTULAS PERIANAIAS:

COMPRIMENTO DO TRAJETO DA FISTULA PERIANAL:

– FISTULA PERIANAL COMPRIDA:

fistula perianal complexa.

fistula perianal comprida em relação a abertura anal que torna a fistula perianal mais complexa com maior destruição dos tecidos perianais.

As FISTULAS PERIANAIS de comprimento maior em relação ao ânus são mais posteriores, destroem mais tecidos e como consequência fazem uma curva atrás do reto em um espaço chamado de isquiorretal, comprometem com maior frequência os músculos anais esfíncter interno e ramo superficial do esfíncter externo aumentando o risco da INCONTINÊNCIA ANAL durante a a sua retirada cirúrgica e a ferida cirúrgica será também maior após a retirada do trajeto fistuloso.

EXAMES COMPLEMENTARES PARA AS FISTULAS COMPRIDAS:

RESSONÂNCIA Magnética.

ULTRASSOM ANAL

ANUSCOPIA

– FISTULAS CURTAS:

Não solicito atualmente nenhum exame radiológico para a FISTULA PERIANAL CURTA fazendo na minha clínica uma exploração com o meu guia metálico idealizado para identificar o trajeto e a glândula doente cuja infecção pelas bactérias fecais deu origem ao ABSCESSO PERIANAL que drenara formando a FISTULA PERIANAL:

– TRATAMENTO PROPOSTO PARA ESSE PACIENTE:

SETON: Nunca indico pelo tempo muito longo do resultado e com uma péssima qualidade de vida com dor e drenagem de secreção:

Veja abaixo:

Cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação:

Meu tratamento preferido para as fistulas perianais:

Veja abaixo:

Laser: Cirúrgico e cicatrizante e receberá um guia com as orientações nutricionais e comportamentais para o pós-operatório.