Fissura anal aguda e crônica como e feito o diagnóstico e qual o tratamento ideal para as fases aguda e crônica da fissura anal doença frequentemente tratada na minha clinica com laser sob anestesia local e sem internação:

– Introdução:
A fissura anal é uma doença que acomete ambos os sexos e todas as faixas etárias. Seguramente a fissura anal e a doença proctológica que mais causa dor e sofrimento aos pacientes mesmo considerando o seu pequeno tamanho e essa dor apresenta intensidade máxima durante ou logo após as evacuações pela distensão da abertura anal rica em terminações nervosas pelo bolo fecal.

Fissura anal no círculo amarelo formada na pele do canal anal

Fissura anal no círculo amarelo formada na pele do canal anal.

Localização da fissura anal:
Em cerca de 85% dos casos a fissura anal está localizada na região posterior da abertura anal ou anoderma, 10% das fissura anais estavam localizadas na região posterior da abertura anal e em 10,5 eram anterior e posterior e em 3% dos casos e 3% em uma localização lateral.

Fissura anal localizada na parte posterior do anus

Fissura anal localizada na parte posterior do anus em 85% dos casos:

– Classificação da fissura anal:

Fissura anal Aguda: É uma lesão ou ferida de forma geralmente triangular, rasa, estreita ou superficial com bordos sem elevação com curtos tempos dos sintomas geralmente inferior há três meses.

Fissura anal aguda fundo raso bordos finos e sem plicoma sentinela

Fissura anal aguda: fundo raso, bordos finos e sem plicoma sentinela.

Fissura anal crônica: ferida mais profunda com bordos elevados e definidos com plicoma sentinela e com as fibras musculares brancas do músculo esfíncter interno aparecendo na base da ferida.

fissura anal crônica

Fissura anal crônica: Veja a pele na volta formando como um capacete chamado de plicoma sentinela, os bordos elevados e fundo branco.

fissura anal

Fissura anal crônica: Veja a glândula aumentada e diagnosticada como papilite hipertrofiava que está presente em 30% das fissuras anais crônicas.

– Causas da fissura anal:
Não tem uma causa exata e as teorias que sustentam a causa da fissura anal não tem uma aceitação universal:

1- Traumatismo:

O traumatismo causado na pele do canal anal por fezes endurecidas, diarreia e papel higiênico poderão determinar o rompimento da pele ou anoderma do canal anal expondo as terminações nervosas responsáveis pelo aparecimento da dor intensa, lacerante em pontada típicas da fissura anal de modo que a passagem de fezes endurecidas distende as fibras musculares do canal anal gerando a dor insuportável referida pelos pacientes.

Fissura anal crônica veja a infecção na fissura

Fissura anal crônica: veja a infecção na fissura.

Fissura anal músculo causador da fissura anal

Fissura anal: músculo causador da fissura anal.

Fissura anal Fezes endurecidas por baixa ingestão de água e fibras que esgarção a pele causando a fissura anal

Fissura anal: Fezes endurecidas por baixa ingestão de água e fibras que esgarcao a pele causando a fissura anal.

2-  Fator anatômico:

Na parte posterior do canal anal, existe  um ponto de fraqueza  chamada de espaço de Brick que torna a pele mais fina , menos resistente a traumatismos e com maior ruptura e formação da fissura anal o que poderá justificar a maior incidência de formação da fissura anal na parte posterior da abertura anal, 75%.

hemorroida pele fina
3- Fator vascular:
A parte posterior da abertura anal e menos  vascularizada quando comparada às outras partes o que foi demonstrado e comprovado pela ultrassom com Doppler configurando a chamada teoria isquêmica ou de baixa oxigenação da fissura anal.

Fissura anal Crônica Localizada na parede posterior

Fissura anal Crônica: Localizada na parede posterior.

Doppler Identificando o ponto com menor vascularizado no anus

Doppler: Identificando o ponto com menor vascularizado no anus.

– Quadro clínico da fissura anal:

Dor da fissura anal:

A dor causada pela fissura anal e única dentre as doenças do anus representando  a pedra fundamental para a suspeita diagnostica sendo aguda, intensa, lacerante, latejante ou queimação que geralmente ocorre nas evacuações ou logo depois e mais raramente poderá ser irradiada para o baixo abdômen, pubis e genitais.

Fisiopatologia da fissura anal

Fissura anal: Fisiopatologia da fissura anal da relação da dor com a fissura anal.

Atenção: Evacuações.

Fissura anal medo de evacuar pela dor

Fissura anal: medo de evacuar pela dor.

O medo de evacuar gerado pela dor da fissura anal conduz os pacientes a uma constipação intestinal que leva os pacientes a tomarem laxantes que só pioram a dor e o processo da cicatrização cirúrgica.
Sangramento da fissura anal:

O sangramento vermelho rutilante que ocorre geralmente durante as evacuações geralmente acompanha a dor da fissura anal podendo ocorrer na forma de gotas, que mancham o papel higiênico ou nas fezes.

Atenção: sangramento.

Uma grande vantagem deste sangramento e que faz o paciente procurar ajuda médica.

Sangramento pela fissura anal

Sangramento pela fissura anal: Agudo, vermelho rutilante que ocorre durante as evacuações.

Prurido ou coceira:
O muco eliminado pela abertura ou ferida ou fissura anal irrita a pele perianal determinando uma dermatite que leva o paciente a uma coceira que as vezes compromete mais ainda a pele perianal.

Fissura anal Veja a drenagem de muco que causará na foto abaixo a dermatite perianal

Fissura anal: Veja a drenagem de muco que causará na foto abaixo a dermatite perianal.

Fissura anal Dermatite perianal causada pelo muco da foto acima

Fissura anal: Dermatite perianal causada pelo muco da foto acima.

– Diagnóstico da fissura anal:

E muito simples fazer o diagnóstico dos pacientes com fissura anal aguda ou crônica, muitas das fissuras anais estão na pele da abertura anal de modo que a simples abertura das nadegas de vagar já mostra a fissura anal e geralmente não precisará fazer o toque retal que é extremamente doloroso e nem faço exame endoscópico principalmente na fase aguda da fissura anal aguda ou crônica.

Fissura anal bem visível somente na inspeção do anoderma

Fissura anal bem visível somente na inspeção do anoderma.

– Tratamento da fissura anal:

Aguda:

Esfincterotomia química: Tenho feito com pomada que relaxam o músculo esfíncter interno do anus.

Atenção para o efeito colateral: Em 30% dos paciente poderá elevar a pressão arterial.

Bom resultado: 60%.

Associada a uma dieta com 30% de fibras na alimentação:

Fissura anal aguda: pomadas que diminuem a pressão do esfíncter anal.

Na pratica pratica não funcionou na minha clinica pelo custo alto e ter uma curta duração.

Crônica:
O padrão ouro e a cirurgia que tem o objetivo de diminuir a pressão do músculo esfíncter interno do anus que eu faço com laser sob anestesia local e sem internação.

Bom resultado: 98 %.

Complicações:  Varia entre 2 a 5%.

Fissura anal crônica Tratamento pela cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação

Fissura anal crônica: Tratamento pela cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação.

Fissura anal crônica: cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação.

Fissura anal: Tratamentos abandonados.

Dilatação, Nitrato de prata e cauterização.