A Fissura anal foi a segunda doença mais diagnosticada e tratada na minha clínica com pomadas de manipulação para a fissura anal aguda e com laser sob anestesia local e sem internação para a fissura anal crônica.

Visão geral:

As fissuras anais são frequentes, simples de diagnosticar e, com frequência passam despercebidas sendo totalmente negligênciada por muitos médicos proctologista por ser uma laceração ou ferida ou ulceração longitudinal entre a linha denteada e a borda anal facilmente visível somente pela inspeção anal feita por um médico proctologista experiente está associada na sua causa ao tônus ou pressão aumentada do músculo esfíncter interno do ânus responsável por 50% da pressão de repouso do canal anal.

Causa da fissura anal:

Não se tem uma causa definida em 100% para a fissura anal porém a pressão aumentada do músculo esfíncter interno do ânus por uma simples questão, a sua diminuição tanto pela pomada de manipulacao para as fissuras anais agudas e a cirurgia para as fissuras anais crônicas que faço com laser obtém os melhores resultados quando se tem como objetivo a cicatrização que é de 98% que obtive fazendo a cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação.

Classificação da fissura anal:

Fissura anal Aguda: ferida rasa com bordos finos e amolecidos ao toque e geralmente de cor avermelhada.

Fissura anal Crônica: A ferida e profunda com bordos elevados, endurecidos ou fibrosados e irregulares e a ferida poderá está amarelada ou esbranquiçada pela infecção pelas bactérias das fezes.

Fissura anal aguda e crônica:

Tem como causa em comum a pressão do músculo anal que será o alvo dos tratamentos nas duas formas da fissura anal:

– DIAGNOSTICO DA FISSURA ANAL:

Sintomas:

– Aguda: Dor intensa, perda de sangue vermelho vivo.

– Crônica: presença de glândula inflamada e dolorida ao toque retal, infecção da ferida que está dolorida e com fundo amarelo a inspeção local e presença da pelinha ou plicoma perianal.

Doenças associadas mais frequentemente na minha clínica a fissura anal:

– TRATAMENTO DA FISSURA ANAL:

Aguda: Dieta com 30% de fibras + 2l de água.

POMADA DE MANIPULACAO:

Objetivo: Diminui a pressão do músculo anal para chegar Oxigênio e nutrientes que cicatrizarão a fissura anal.

Crônica:

Pomadas: Não indico nenhum tipo de pomadas de farmacia normal ou de manipulação para tratar a fissura anal crônica.

Cirurgia:

Faço a cirurgia com laser sob anestesia local e sem internação:

– Laser cicatrizante para o pós-operatório:

– Guia pós-operatório que será dado ao paciente:

Link para o site, blogs e canal de vídeos educativos das doenças proctologicas tratadas com laser sem internação: