FISSURA ANAL se não for tratada adequadamente o que poderá acontecer?

PROCTOLOGISTA ONLINE: Dr Paulo Branco.

Resposta: Proctologista online.

Dr Paulo Branco.

A FISSURA ANAL é uma pequena feridinha localizada em 75% dos pacientes na comissura posterior da abertura anal e em 25% na comissura anterior, as FISSURAS ANAIS em outras localizações na abertura anal poderá levar o PROCTOLOGISTA a pensar em outras causas de fissura anal como a DOENÇA DE CROHN ou nas fissuras consequentes a traumatismos como nas diarreias e nos praticantes da relação passiva.

O que acontecerá se as fissuras anais não  forem tratadas:

As FISSURAS ANAIS  sintomáticas que costumam evoluir com dor e sangramento vermelho vivo quase sempre são feridas de natureza benignas em toda a sua evolução e esses pacientes costumam ficar muito tempo com a FISSURA ANAL ASSINTOMÁTICA  por associarem uma dieta rica em fibras associada a 2l de água por dia o que formará fezes macias que não forcaram a fissura anal e não causará dor e nem sangramento o que torna um paciente portador assintomático da doença mas também não cicatrizara. Se não tratada a FISSURA ANAL DA FASE AGUDA PASSARA EM TRÊS MESES PARA FASE CRÔNICA  e poderá ser infectada pelas bactérias intestinais chamadas de COLIFORMES se transformando em um ABSCESSO ANAL geralmente formado atrás do músculo esfíncter interno do ânus diagnosticado como posterior, esse abscesso poderá crescer para o espaço isquiorretal  ou na direção da pele onde drenará e poderá originar a FÍSTULA PARIANAL.

COMENTÁRIO DO PROCTOLOGISTA ONLINE DR PAULO BRANCO:

A FISSURA ANAL tem uma evolução benigna do principio ao fim mas poderá ser macroscopicamente parecida com o CARCINOMA EPIDERMOIDE ANAL  que tem as suas características peculiares que diferenciam da FISSURA ANAL BENIGNA.

No video o PROCTOLOGISTA ONLINE DR PAULO BRANCO mostrará a evolução das FISSURAS ANAIS  se não forem tratadas de forma correta ou que não foram tratadas adequadamente

PROCTOLOGISTA ONLINE:

– YouTube: Assistam os vídeos educativos e interativos no canal de vídeos do PROCTOLOGISTA ONLINE Dr Paulo Branco.

Canal de vídeos das doenças proctologicas tratadas com laser sem internação:

Canal: proctologista dr paulo branco.

– Site das doenças proctologicas com videos educativos das doenças proctologicas:

www.drpaulobranco.com.br