O estreitamento anal poderá ser causado por trauma perineal ou mais frequentemente como complicação das cirurgias proctologicas únicas ou associadas como nas grandes hemorroidas, fistulas perianal, condiloma acuminado e retiradas de plicomas ou pelinhas perianais onde o estreitamento anal terá uma incidência maior.

Figura abaixo: Estreitamento anal com anus assimétrico e formação de um anel fibroso.

Estreitamento anal tratamento com laser sob anestesia local e sem internação
Estreitamento anal após cirurgia para Hemorroidas

Sintomas do estreitamento anal:

Estreitamento anal causa dor e sangramento anal

Aspecto do estreitamento anal:

Estenose anal

Estenose anal tratamento com laser sob anestesia local e sem internação

estreitamento anal

– Causas do estreitamento ou estenose anal:

Tipos de estenose anal:

Estenose anal do tipo anular, veja na foto abaixo:

Diagnostico do estreitamento anal:

O estreitamento anal poderá ser pela cicatriz decorrente das cirurgias proctologicas como para as grandes hemorroidas, plicomas perianal ou mesmo para retiradas de grandes verrugas de hpv perianal e retal ou pela pressão aumentada do músculo esfíncter interno do ânus.

Toque retal:

E fundamental para fazer o diagnóstico diferencial entre o estreitamento anal por cicatriz ou por hipertonia do músculo esfíncter interno do ânus:

Toque retal: Faz a confirmação do estreitamento ou estenose anal e indica o tipo de tratamento se clinico ou cirúrgico.

Clinico: Feito pela prescrição de pomada de manipulacao que contem substancias que atuaram relaxando a pressão do músculo anal, esta forma de tratamento deverá ser realizada quando não houver estreitamento ou estenose por cicatriz.

– Cirúrgico:

Cicatricial: Cirurgia para desfazer ou mesmo para retirar a área com cicatriz que geralmente deixa a abertura anal mais assimétrica o que melhora o aspecto estético do estreitamento ou estenose anal passando a abertura anal a ter um aspecto mais simétrico e portanto melhorando o seu aspecto estético, rotação de retalho associado ou não a redução da pressão do músculo esfíncter interno do anus.

Comentário: A experiência do médico proctologista será de importância para a escolha da da técnica cirúrgica de melhor resultado para aquele tipo de estreitamento e com o menor número de sequelas possível.

– Tratamento do estreitamento anal:

O toque retal acima será fundamental para a decisão do proctologista na melhor técnica de tratamento para o estreitamento anal:

– Hipertonia do músculo esfíncter interno do ânus:

– Cicatriz na pele perianal:

Formação do anel fibroso:

Laser cicatrizante feito no pós-operatório:

clinica de proctologia com laser
clinica de proctologia que trata o estreitamento anal com laser sem internação.

Link para o site, blogs e canal de vídeos educativos das doenças proctologicas com laser sob anestesia local e sem internação:

videos de proctologia

videos de proctologia no youtube

clinica de proctologia com laser em sao paulo

clinica de proctologia com laser em Sao Paulo

proctologista online foi entrevistado por jo soares