DOENÇA DIVERTICULAR DO INTESTINO GROSSO:

A DOENÇA DIVERTICULAR acomete o intestino grosso sendo mais frequente no COLON SIGMOIDE  E COLON ESQUERDO sendo uma doença benigna do principio ao fim da sua evolução clinica e histologia, não havendo nenhum risco de transformação para o CÂNCER DO INTESTINO GROSSO.

CAUSA DA DOENÇA DIVERTICULAR DO INTESTINO GROSSO: A Pressão elevada na luz do INTESTINO GROSSO  resulta no prolapso ou saída da sua mucosa por um ponto de penetração de um vaso sanguíneo onde se formará uma pequena bolsinha diagnosticada como DOENÇA DIVERTICULAR dos colos, veja na figura abaixo.

DIAGNOSTICO DA DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS:

• FORA DA FASE AGUDA: O diagnostico fora da fase aguda da doença ou DIVERTICULITE será feito pela COLONOSCOPIA e representa na totalidade dos casos um achado endoscópico.
  • FASE AGUDA OU DE PERITONITE: Nesta fase o diverticulo perfura na cavidade peritoneal e o quadro clinico será semelhante ao do APENDICITE AGUDA COM DOR ABDOMINAL, FEBRE E AO EXAME CLINICO NOTAMOS UMA REAÇÃO PERITONEAL A PALPAÇÃO DA PAREDE ABDOMINAL SUPERFICIAL E LEVEMENTE PROFUNDA O QUE CHAMAMOS DE DESCOMPRESSÃO POSITIVA.

EXAMES RADIOLOGICOS: A ULTRASSONOGRAFIA terá um limite pelos gases dentro do intestino que dispersa as radiações não dando definição de imagem no écran por isso a TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA  E A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA SERÃO OS EXAMES DE ESCOLHA.

TRATAMENTO DA DOENÇA DIVERTICULAR DOS COLONS:

FASE AGUDA DE PERITONITE LOCALIZADA: Jejum, antibioticoterapia de largo espectro e acompanhamento clinico e pela TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA OU RESSONANCIA MAGNETICA.

FORA DA FASE AGUDA DA DOENÇA DIVERTICULAR: DIETA RICA EM FIBRAS para evitar o estreitamento do cólon que poderá acontecer a longo prazo.

FIGURA MOSTRA A CAUSA DA DEONÇA DIVERTICULAR DOS COLON:

diverticulite tratamento clinico e cirúrgico.

diverticulite saiba a causa, diagnostico e tratamento.

diverticulite causas.

diverticulos intestino grosso.

divertículos do intestino grosso saiba os locais mais frequentes:

diverticulite e sangramento diverticular.

diverticulos do intestino grosso que poderão complicar com sangramento ou perfuração que e a diverticulite.

diverticulite com dor abdominal e febre.

diverticulite do intestino grosso no colon sigmoide:

diverticulite de colon sigmoide

diverticulite diagnosticada pela ressonância magnetica e tomografia computadorizada do abdômen.

diverticulite colon sigmoide.

diverticulite saiba os exames que não deveram ser feitos.

Diverticulite saiba o tratamento na fase aguda.

Diverticulite do intestino grosso: Como tratar na faze aguda:

diverticulite com abscesso abdominal.

diverticulite como tratar os casos com peritonite generalizada:

diverticulite com perfuração e formação de abscesso dentro da cavidade abdominal:

diverticulite com peritonite grave.

divertículo com sangramento.

divertículo do intestino grosso que evoluiu com sangramento.