Dermatite perianal de contato:

A dermatite perianal por irritação primária desenvolve-se súbita ou lentamente pela exposição ao agente irritante, de acordo com a concentração deste, o tempo de ação e a tolerância individual de cada paciente geralmente a dermatite de contato ou coceira perianal limita-se a area constatada, e o simples afastamento da substância responsável determinará a melhora do quadro da coceira anal.

Irritantes causadores da coceira no anus ou dermatite de contato:

Papel higiênico: Foi o mais frequente causador da coceira anal na minha clinica de tratamento das doenças proctologicas com laser sob anestesia local e sem internação.

perfumes, colônias, sabão, sabonete, desodorante, talco, pomada ou pó antimicótico, alimentos condimentados, abuso de laxantes, pimenta ou álcool e produtos de decomposição, por meio das roupas íntimas ou não, com nylon, seda, raion, lycra, corantes de tecido ou borracha.

Quadro clínico da coceira anal: O sintoma eritema ou vermelhidão de aparecimento subto comprovado na simples inspecção da pele perineal e o mais frequente sintoma da dermatite perianal que poderá se expandir para as virilhas, bolsa escrotal, nadegas e para vulva nas mulheres.

Tratamento da coceira perianal:

Devemos retirar as causas da dermatite perianal, lavar as regiões com sabonete neutro, uso tópico de medicamentos sobre a pele irritada e para o tratamento das doenças que poderam está causando a dermatite ou coceira anal como as hemorroidas e fistulas perianais.

Coceira anal diagnosticadas na minha clinica de tratamento das doenças proctologicas com laser: