CISTO PILONIDAL

CONCEITO DE CISTO PILONIDAL: É um falso cisto localizado na região pré-sacral formado por um tecido inflamatório ou granulomatoso em meio a fios de cabelo que podem ser bem visualizados durante a cirurgia no momento de dissecção do cisto pilonidal com o laser.

CAUSA DO CISTO PILONIDAL: pelos com folículos pilosos alargados ou aumentados que permitem a entrada das bactérias que vivem na superfície da pele causando uma foliculite que  posteriormente da origem a um abscesso pilonidal. Muitas vezes os pacientes se arrastam por anos fazendo a vigilância diária dos orifícios na pele perianal que estão assintomáticos quando de repente começa a drenar secreção com odor típico de abscesso pilonidal.

SINTOMAS DO CISTO PILONIDAL:

Fase aguda: dor e drenagem de secreção são sintomas característicos desta doença que incomodam muito os pacientes por serem extremamente jovens, praticarem exercício fisico, estudantes universitários portanto em fase extremamente ativa.

Cisto pilonidal
cisto pilonidal dor e perda de secrecao

Fase crônica: presença de pelos e orifícios na pele interglúteo.

Cisto pilonidal
cisto pilonidal causado por pelos
Cisto pilonidal
cisto pilonidal orificios na pele e pelos.

TRATAMENTO DO CISTO PILONIDAL:

Na clinica de proctologia do Dr Paulo Branco:

RETIRADA DO CISTO PILONIDAL COM LASER SOB ANESTESIA LOCAL E SEMPRE COM FECHAMENTO DA FERIDA CIRURGICA.

Cisto pilonidal
Cisto pilonidal tratamento com laser e com fechamento da ferida cirurgica.

YouTube: DÚVIDA ENVIADA PARA O CANAL DE VIDEO Proctologista Dr Paulo Branco

O paciente tem cisto pilonidal mas e atleta de alto nível na modalidade esportiva do JUDO e pergunta se poderá lutar.

Resposta: Dr Paulo Branco.

Toda modalidade esportiva que haverá contato corporal e queda como o futebol, vôlei, judo, lutas marciais deverá ser evitado pelos pacientes diagnosticados com o CISTO PILONIDAL porque haverá traumatismo no cisto com inflamação, sangramento e agudização da doença pilonidal no início com formação de edema como resposta inicial ao trauma mas que posteriormente se transformará em uma fibrose, um tecido endurecido que favorecerá a infecção local e nesta fase diagnósticamos a doença como crônica e de tratamento cirúrgico se sintomática.

Cisto pilonidal cirurgia fechada com laser sem internação
CISTO PILONIDAL: Duvida se poderá lutar judo tendo o cisto.
Cisto pilonidal cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação.
cisto pilonidal duvida do internauta se poderá praticar esporte.

Cisto pilonidal tratado pela cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação.

cisto pilonidal e pratica de esportes como o judo.

Figura abaixo:

Cisto pilonidal

Cisto pilonidal cirurgia fechada com laser sob anestesia local e sem internação
Cisto pilonidal

Prática do judô na fase crônica poderá reagudizar pelo trauma e aumentar o comprimento do trajeto do cisto:

Figura abaixo:

cisto pilonidal que poderá aumentar para cima no trajeto da coluna vertebral ou para baixo na direção do cóccix.
No Vôlei poderá haver a queda sobre a área do cisto pilonidal e no futebol há contato físico direto podendo ser até uma joelhada como aconteceu com o jogador de futebol Neymar que o tirou da copa no Brasil.
cisto pilonidal poderá praticar o ciclismo.
Cisto pilonidal cisto pilonidal cirurgia fechada com laser e sem internação.