Cisto Pilonidal

Proctologia com a utilização de Laser

Cisto pilonidal: veja na foto abaixo os pelos saindo pelos orifícios do cisto pilonidal na fase crônica.

Descrita por Anderson e Hodges em 1847 o

Cisto pilonidal  é uma doença localizada na região do sacro causada por fatores adquiridas sendo definido como um falso cisto por ser formado por um tecido inflamatório de paredes não bem definidas mas quase sempre contendo pelos no seu interior:

Cisto pilonidal: Veja na figura abaixo os folículos pilosos infectados pelas bactérias que vivem na superfície da pele causadores do cisto pilonidal.

Pelos da pele: Os folículos são infectado pelas bactérias que habitam a superfície da pele.

Cisto pilonidal: Causada pela infecção dos folículo pilosos pelas bactérias da superfície da pele.

– Incidência: O cisto pilonidal tem uma maior incidência em adultos jovens, no sexo masculino e na proporção de 2:1 em relação ao sexo feminino, na raça branca e em hirsutos.

– Etiopatogenia ou causas:

Varias são as causas adquiridas atribuídas ao cisto pilonidal:

1- Sucção dos pelos para dentro da gordura abaixo da pele resultando em uma cavidade preenchida por um tecido inflamatório com pelos aprisionados no seu interior que funcionam como corpo estranho gerando uma reação inflamatória pelo organismo e formando um falso cisto chamado de cisto pilonidal.

2- O traumatismo das nádegas na deambulação que determinam o estiramento da pele com sucção pela pressão negativa dos pelos para dentro da gordura abaixo da pele formando o cisto pilonidal.

3- Traumatismos diretos na pele da região sacral que determinam a justaposição dos pelos em feixes com migração desses pelos para a gordura abaixo da pele determinando a formação do cisto pilonidal.

– Quadro clínico:

Fase aguda do Cisto pilonidal: Formação do abscesso pilonidal com presença de uma tumoração dolorosa  na região do sacrococcígea com febre indicativos da formação de um processo supurativo abcedado.

Fase crônica do cisto pilonidal: O paciente refere a presença de uma tumoração na região sacrococcígea acompanhada por orifícios na pele que reveste o cisto pilonidal que quando submetidos a pressão no exame clínico poderão apresentar dor, perda de secreção, e mesmo saída de pelos.

Cisto pilonidal: Fase crônica veja a saída de pelos pelos orifícios.

– Diagnóstico do cisto pilonidal:
Será feito pelos sintomas referidos na fase aguda ou de formação do abscesso ou na fase crônica, sequinho em que palpamos uma região endurecida com presença de orifícios na linha mediana dos quais poderam sair pelos e mesmo secreção.

Diagnóstico diferencial com o cisto pilonidal:

Deverá ser feito com foliculite, hidradenite supurativa, fistulas anorretais e tumores benignos e malignos na região.

Tratamento do cisto pilonidal:

O padrão ouro para o tratamento do cisto pilonidal e a cirurgia.

Vários modelos de técnicas cirúrgicas existem para o tratamento do cisto pilonidal que apresentam dois fundamentos:

A retirada dos pelos e do tecido inflamatório ou de granulação formadores do cisto pilonidal.

Fase aguda ou de  Abscesso pilonidal:

Nesta fase eu prefiro fazer somente a drenagem com antibióticos de largo espectro e não faço curetagem ou raspagem.

Fotos da drenagem de abscesso pilonidal:

Cisto pilonidal: Abscesso pilonidal drenado.

Cisto pilonidal: Curetagem que eu não indico e nunca fiz.

Fase crônica do cisto pilonidal:

Na minha clinica eu retiro o cisto pilonidal com o laser sob anestesia local, e sem internação e sempre fecho a ferida cirúrgica. Para evitar o sofrimento da qualidade de vida para pacientes jovens imposta pela ferida cirúrgica deixada.
Cisto pilonidal: fase crônica que eu retiro com laser sob anestesia local e sem internação:

Cisto pilonidal: Fase crônica, veja os orifícios com indicação de fazer o tratamento com laser. Sob anestesia local e sem internação.

Cisto pilonidal: Aspecto final.

Cisto pilonidal: ferida fechada.

Cisto pilonidal: Ferida fecha após retirada com laser e o cisto retirado.

Cisto pilonidal: Ferida deixada aberta que não faço pela qualidade de vida imposta a pacientes jovens.

Cisto pilonidal: Laser para a retirada sob anestesia local e sem internação.

Depilação com laser no dia da cirurgia: